Há 23 anos, enfrentamos de peito aberto e movidos por ideais democráticos o autoritarismo de Antônio Carlos Magalhães, no ato que entrou para a história como o MAIO BAIANO! O episódio culminou com o fim da era Carlista na Bahia. Era a luta dos oprimidos contra o opressor ACM, então presidente do Senado, que detinha há décadas o poder do Estado em suas mãos. “Toinho Malvadeza” foi participante da ditadura sangrenta e reacionária responsável por atrasar o Brasil em pelo menos um século.
Mesmo no início do século XXI, na recém-redemocratização nacional, Antônio Carlos comandava a Bahia com mão de ferro e seguia o rito dos tempos de chumbo. Em 2001, o governador do Estado era César Borges, sob a batuta de ACM. O povo baiano, cansado de décadas de tirania e atraso, ascendeu à faísca da revolta diante do caso da violação do painel do Senado Federal, cometido por ACM. Este era o modus operandi do Carlismo para tentar se perpetuar no poder. O MAIO BAIANO reuniu estudantes, professores, lideranças partidárias, sindicais e o povo. Tudo foi magistralmente registrado pelo repórter fotográfico Wandaick Costa. Naquele histórico 16 de maio de 2001, eu era o Presidente do PT/BA e estava acompanhado pelas lideranças Zezéu, Rui e tantos outros companheiros e companheiras que ajudaram na libertação da Bahia.
Foi um dia daqueles de suor, sangue e batalha: eu tive que trazer um trio elétrico do extremo sul para acompanhar a manifestação, pois não encontrei nenhum que se disponibilizasse para nos acompanhar. Rui Costa e Zilton Rocha lembram-se da novela que foi para chegar no Campo Grande.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara
- Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense
- Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais
- Governo retoma “cota de tela” para exibição de filmes brasileiros em 2025
- Avião cai no centro de Gramado, atingindo casas e comércio