IBC-BR divulgado nesta segunda-feira (17) indica que Brasil cresceu 3,8% em 2024 e mostra aceleração da economia desde que Lula assumiu

Com o crescimento registrado no último ano, o indicador do BC mostra aceleração da economia em relação a 2023
O Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do Banco Central, considerado como uma prévia do resultado do Produto Interno Bruto (PIB), registrou expansão de 3,8% em 2024 na comparação com o ano anterior, informou a instituição nesta segunda-feira (17/2).
Com o crescimento registrado no último ano, o indicador do BC mostra aceleração da economia em relação a 2023, quando houve um crescimento de 2,7%.
Na avaliação do líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), o índice é resultado de uma gestão comprometida, responsável e corajosa, liderada pelo presidente Lula, que colocou novamente o povo no centro das decisões econômicas.
“Com investimentos estratégicos, políticas públicas inclusivas e foco na geração de empregos, o governo federal resgatou a confiança no mercado interno, impulsionou a produção e garantiu que o crescimento econômico não ficasse restrito a uma minoria, mas alcançasse a sociedade como um todo”, destacou Rogério Carvalho.
“Lula devolveu ao Brasil a dignidade econômica e social, após anos de estagnação e retrocessos. Hoje, crescemos com solidez, olhando para o futuro, mas sem abandonar quem mais precisa. O Brasil que cuida, inclui e cresce é uma realidade. E vamos seguir avançando, com desenvolvimento sustentável e justiça social para todos”, completou o líder do PT no Senado.
Já o senador Humberto Costa (PT-PE) destacou que o índice do Banco Central está alinhado com o Monitor do PIB da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo a Fundação, a economia cresceu 3,5% em 2024.
“É um dado extraordinário, que corrobora a força da nossa economia e dialoga com o Monitor do PIB, da FGV, segundo o qual o nosso PIB alcançou o maior valor real da série histórica em 2024, assim como o PIB per capita. O consumo e a indústria puxaram essa alavancada, mostrando a solidez das nossas políticas de recuperação econômica do país”, destacou o senador.
O líder do Governo Lula no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou que os dados divulgados pelo Banco Central mostram que novamente o Brasil terá o registro de um “pibão”.
“Mais uma vez, o número supera todas as previsões do chamado mercado financeiro. O governo Lula segue fazendo a roda da economia girar, sem bravata, nem narrativa falsa. Contra fatos, não há argumentos”, enfatizou Wagner.
O resultado oficial do PIB de 2024 está previsto para ser divulgado em 7 de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Quem é a prefeita bolsonarista que está expulsando sem-tetos de Balneário Camboriú (SC)
A prefeita de Balneário Camboriú (SC), Juliana Pavan (PSD), viralizou nas redes sociais após divulgar um vídeo em que afirma que a cidade não aceitará a permanência de moradores de rua nas vias públicas. A gestora bolsonarista declarou que há oportunidades de emprego, abrigo e assistência disponíveis, mas pessoas “à toa” nas ruas não serão…
Trump anuncia tarifa de 10% sobre produtos do Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a tarifa de 10% sobre a importação de produtos brasileiros. O número foi exibido em uma tabela com países que devem sofrer com a chamada “reciprocidade de tarifas” em evento na Casa Branca nesta quarta (2). O documento exibido por Trump mostra 25 países que serão incluídos…
Conquista histórica do povo brasileiro, PEC das Domésticas completa 12 anos
Avanço tem a marca do PT, que sempre atuou para defender os trabalhadores Deputada Benedita da Silva (PT-RJ) foi a relatora da PEC das Domésticas na Câmara O dia 2 de abril é marcado como o dia da promulgação da Emenda Constitucional 72, também conhecida como PEC das Domésticas. Relatada pela deputada federal Benedita da…