youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


“O grande debate será se o PT terá candidatura petista ou não. A militância quer, mas algumas Lideranças, não. Esta é a maior polêmica do debate interno”

Nesta semana, o PT completou 45 anos. Em âmbito nacional, não há dúvidas de que o partido foi bem-sucedido, com cinco vitórias nas disputas presidenciais, feito que nenhuma outra legenda obteve. Mas e no DF? O saldo é positivo?
No DF o saldo também é muito positivo. Já ganhamos duas eleições para governador, já elegemos dois senadores e tivemos excelentes votações para o Congresso Nacional e para a Câmara distrital. O PT tem uma militância aguerrida que pode levá-lo a novas vitórias.

O presidente Lula parece bem de saúde e afiado para a disputa à reeleição. Mas o partido tem um nome ou outros nomes para sucedê-lo no futuro?
Para a eleição de 2026, o nome é Lula. Para o futuro, nós ainda teremos tempo para dialogar e trabalhar as nossas lideranças.

O PT passará neste ano pelo processo de eleição da nova direção. Quem está no páreo pela presidência?
Aqui no DF há um forte sentimento de mudança. O partido não foi bem-sucedido nas três últimas eleições e isso está mexendo com o brio da militância petista. Nossa militância é de luta e está sentindo falta de disputar o GDF novamente com um nome do PT. Mas, os diálogos sobre nomes para a Presidência do Partido ainda estão no início.

Essa direção terá papel decisivo para a formação de alianças eleitorais e a decisão sobre lançar candidato próprio ao governo ou fazer alianças? 
O grande debate será se o PT terá candidatura petista ou não. A militância quer, mas algumas lideranças, não. Esta é a maior polêmica do debate interno.

Na sua avaliação, qual deve ser o caminho do PT? 
Eu defendo que Lula, sendo presidente novamente, vai precisar de um governador aqui no DF que seja seu aliado. O PT tem pelo menos quatro nomes históricos que podem cumprir este papel. O que nós vamos precisar é de unidade interna no partido. Vou lutar por isso.

Quem são esses quatro nomes?
Penso que podemos considerar a Érika Kokay, Chico Vigilante, Rosilene Corrêa e Magela.


Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Fernanda Torres será homenageada no Senado por vencer Globo de Ouro

    Fernanda Torres será homenageada no Senado por vencer Globo de Ouro

    Na quarta-feira (19), o Senado aprovou um voto de aplauso para Fernanda Torres por sua vitória no Globo de Ouro de melhor atriz pelo filme ‘Ainda Estou Aqui’. A premiação, realizada em janeiro, marcou a primeira vez que uma brasileira conquistou o prêmio. A homenagem foi proposta pela senadora Leila Barros (PDT-DF), que destacou a…


  • Folha se autopremia por reportagens picaretas do bolsonarista Greenwald contra Moraes

    Folha se autopremia por reportagens picaretas do bolsonarista Greenwald contra Moraes

    Timing é tudo. O “Prêmio Folha” deu à Folha o prêmio de “melhor reportagem” a uma série picareta contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. As matérias do bolsonarista Glenn Greenwald com Fábio Serapião, que acusam o ministro de agir “fora do rito” ao utilizar o TSE para investigar bolsonaristas, carecem de fundamentação sólida…


  • Trump chama Zelensky de ditador e manda ele “se apressar ou não terá mais um país”

    Trump chama Zelensky de ditador e manda ele “se apressar ou não terá mais um país”

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez duras críticas ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chamando-o de “ditador sem eleições” e alertando que ele precisa “se apressar ou não terá mais um país”. As declarações foram publicadas nas redes sociais do republicano e geraram reações imediatas. Trump afirmou que, enquanto isso, os EUA estão…



Os comentários estão desativados.