“O grande debate será se o PT terá candidatura petista ou não. A militância quer, mas algumas Lideranças, não. Esta é a maior polêmica do debate interno”

Nesta semana, o PT completou 45 anos. Em âmbito nacional, não há dúvidas de que o partido foi bem-sucedido, com cinco vitórias nas disputas presidenciais, feito que nenhuma outra legenda obteve. Mas e no DF? O saldo é positivo?
No DF o saldo também é muito positivo. Já ganhamos duas eleições para governador, já elegemos dois senadores e tivemos excelentes votações para o Congresso Nacional e para a Câmara distrital. O PT tem uma militância aguerrida que pode levá-lo a novas vitórias.

O presidente Lula parece bem de saúde e afiado para a disputa à reeleição. Mas o partido tem um nome ou outros nomes para sucedê-lo no futuro?
Para a eleição de 2026, o nome é Lula. Para o futuro, nós ainda teremos tempo para dialogar e trabalhar as nossas lideranças.

O PT passará neste ano pelo processo de eleição da nova direção. Quem está no páreo pela presidência?
Aqui no DF há um forte sentimento de mudança. O partido não foi bem-sucedido nas três últimas eleições e isso está mexendo com o brio da militância petista. Nossa militância é de luta e está sentindo falta de disputar o GDF novamente com um nome do PT. Mas, os diálogos sobre nomes para a Presidência do Partido ainda estão no início.

Essa direção terá papel decisivo para a formação de alianças eleitorais e a decisão sobre lançar candidato próprio ao governo ou fazer alianças? 
O grande debate será se o PT terá candidatura petista ou não. A militância quer, mas algumas lideranças, não. Esta é a maior polêmica do debate interno.

Na sua avaliação, qual deve ser o caminho do PT? 
Eu defendo que Lula, sendo presidente novamente, vai precisar de um governador aqui no DF que seja seu aliado. O PT tem pelo menos quatro nomes históricos que podem cumprir este papel. O que nós vamos precisar é de unidade interna no partido. Vou lutar por isso.

Quem são esses quatro nomes?
Penso que podemos considerar a Érika Kokay, Chico Vigilante, Rosilene Corrêa e Magela.


Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Saiba as novidades para segunda edição do concurso público unificado

    Saiba as novidades para segunda edição do concurso público unificado

    Termo para escolha da banca examinadora deve ser lançado este mês O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) usará o código de barras no cartão-resposta para identificar automaticamente o candidato, no lugar do preenchimento de bolinhas com caneta preta,…


  • Entregadores mantêm paralisação por melhores condições de trabalho

    Entregadores mantêm paralisação por melhores condições de trabalho

    Entre as reivindicações estão uma taxa mínima de R$ 10 por corrida Entregadores que trabalham em plataformas digitais continuam mobilizados nesta terça-feira (1°) em diferentes cidades brasileiras contra a precarização e por melhores condições de trabalho. No Rio de Janeiro, participantes de uma manifestação na zona norte da cidade foram presos e autuados. Em São Paulo,…


  • DF restringe horário de distribuidoras de bebidas como estratégia para redução da criminalidade

    DF restringe horário de distribuidoras de bebidas como estratégia para redução da criminalidade

    Nova regulamentação visa reduzir crimes e desordens nas regiões administrativas, promovendo maior sensação de segurança Como estratégia para reduzir os índices criminais, minimizar desordens físicas e sociais e garantir maior sensação de segurança à população, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e da Secretaria de Governo (Segov),…



Os comentários estão desativados.