youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Decisão sobre a Opep+ foi tomada durante reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) nesta terça-feira (18/2)

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira (18/2) que o Brasil irá aceitar o convite feito pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) para se tornar um dos “aliados” do grupo. A adesão é alvo de críticas de ambientalistas.

O Brasil foi convidado em uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Oriente Médio a fazer parte da carta de países que apoiam a organização. Segundo Silveira, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou a adesão à carta de cooperação dos países produtores de petróleo.

Silveira frisou que o país continua na Irena, a agência internacional de energias renováveis.

A Opep surgiu em 1960 e reúne, atualmente, 13 países. Entre eles, Arábia Saudita, Irã, Venezuela, Equador, Líbia, Nigéria, Catar e Emirados Árabes Unidos. Não fazem parte da entidade, contudo, outros grandes produtores, como Estados Unidos, Canadá, Brasil e China.Play Video

A sigla “Opep+” foi criada a partir da inclusão no grupo de “países aliados”. Eles não fazem parte integralmente da organização, mas participam de debates e atuam em políticas ligadas ao comércio de petróleo. Entre os aliados da Opep+ estão Azerbaijão, Bahrein, Malásia, México e Rússia, por exemplo.

Lula defendeu ingresso

Em 2023, na Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes, Lula argumentou que a participação do Brasil no bloco é importante para “convencer os países que produzem petróleo que eles precisam se preparar para o fim dos combustíveis fósseis”.

O debate sobre a transição energética, a partir da redução do uso de energias fósseis, tem sido uma das pautas recorrentes nas conferências do clima da ONU. Este ano, a COP30 vai ser sediada em Belém (PA).

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.