youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


“Esta é uma reforma que promove justiça tributária ao proteger as pessoas de menor poder econômico”, afirma o deputado; texto será votado nesta terça

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) apresentou em plenário, na noite desta segunda-feira (16), parecer favorável à maior parte das mudanças propostas pelo Senado ao projeto de lei complementar (PLP 68/2024), que regulamenta a Reforma Tributária. Ele garantiu que novo sistema haverá redução da alíquota padrão, que não será superior a 26,5%. Atualmente ela é de 35%. “Esta é uma reforma que promove justiça tributária ao proteger as pessoas de menor poder econômico. Ela cria o cashback, que vai devolver, na hora, o imposto para os consumidores de baixa renda. Com isso, 94 milhões de brasileiros serão beneficiados”, ressaltou.

O parecer do deputado será apreciado na sessão marcada para esta terça-feira (17). O PLP 68, institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS). Também cria o Comitê Gestor do IBS. A proposta contém detalhes sobre cada regime com redução ou isenção de incidência, a devolução de tributos para consumidores de baixa renda (cashback), a compra internacional pela internet e a vinculação dos mecanismos de pagamento com sistema de arrecadação.

 Imposto Seletivo para bebidas açucaradas

Reginaldo Lopes explicou também que rejeitou algumas modificações feitas pelos senadores. “Todas as mudanças que não acatamos caminham no sentido de manter a alíquota geral de referência em 26,5%. Optamos, por exemplo, por restabelecer a incidência do Imposto Seletivo sobre bebidas açucaradas, que tem um impacto de 0,07% na alíquota geral”, exemplificou o relator.

O relator também explicou a rejeições de trechos propostos pelos senadores e o restabelecimento dos dispositivos aprovados anteriormente pela Câmara. Entre eles: volta da substituição tributária pela qual uma empresa paga o imposto em nome de outra; retorno da lista de medicamentos que contarão com tributação menor; manutenção da alíquota de 8,5% para Sociedades Anônimas de Futebol (SAF); e serviços veterinários e planos de saúde animal continuarão com redução de 30%.

Unidades de Conservação

Também na mesma sessão, foi aprovado o regime de urgência para a tramitação do projeto de lei (PL 4870/24), que cria a Política Nacional de Visitação a Unidades de Conservação.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara

    Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara

    PL de Jair Bolsonaro terá como líder na Câmara em 2025 um deputado que é aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia O PL de Jair Bolsonaro já definiu quem será o novo líder do partido na Câmara em 2025. O escolhido foi o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia. A troca na…


  • Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense

    Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense

    O espaço está na memória afetiva dos frequentadores, que destacam a importância da volta do complexo cultural, que ficou fechado por mais de dez anos Símbolo da cultura e do turismo do Distrito Federal, o Teatro Nacional Claudio Santoro está na memória de muitos brasilienses. Entre 1966 – quando o complexo cultural foi inaugurado –…


  • Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais

    Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais

    Presidente destaca crescimento acima das projeções e reforça disposição para levar os ganhos para a população. 247 – Em evento de confraternização de fim de ano no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho econômico do Brasil e reafirmou seu compromisso em promover uma nação mais justa socialmente. A matéria…


Os comentários estão desativados.