youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Com um aumento de 15% nas vendas de veículos, país se destaca como o principal mercado entre os 10 maiores do mundo, impulsionando a geração de empregos e investimentos no setor

O presidente da Anfavea classificou o cenário brasileiro como “espetacular”

O Brasil do presidente Lula fecha o segundo ano de governo como o mercado automotivo que mais cresceu no mundo em 2024. As vendas de carros aumentaram 15% em comparação com 2023, o que coloca o Brasil no topo entre os 10 principais mercados globais.

A alta também representa um recorde de vendas dos últimos 17 anos, com a geração de 100 mil novos empregos, concretizando o maior ciclo de investimentos da história da indústria, com R$ 180 bilhões.

As previsões otimistas são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), cujo presidente Márcio de Lima Leite classificou o cenário brasileiro como “espetacular”, em entrevista ao jornal Valor Econômico.

A Anfavea antecipou as estimativas de vendas, produção e exportação de veículos em 2024 na última quinta-feira (12), quando revelou o aumento de 11% na produção em relação a 2023 e previu a venda de 2,5 milhões de veículos até o final deste ano. Em 2023, foram emplacados 2,3 milhões de veículos, segundo a associação.

“Efeito Lula!”, postou o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) em seu perfil na rede X ao comemorar a maior alta de vendas desde 2007 e as projeções de crescimento para 2025.

Para 2025, os dados apontam para um aumento de 5,6% nas vendas, com um total de 2,8 milhões de unidades comercializadas.

“O Brasil foi o que mais cresceu entre os principais mercados do mundo. Esperamos começar o ano nesse ritmo acelerado e fazer de 2025 o último degrau antes da volta ao patamar dos 3 milhões de unidades vendidas”, disse o presidente da entidade ao jornal Valor, que informou que, em novembro, a média de vendas foi de 13,3 mil unidades por dia, a maior em 10 anos.

A Anfavea informou ainda que, em 2024, a comercialização de caminhões teve alta de 15% e a de ônibus, 8,5%.

Na comparação entre o primeiro e o segundo semestre deste ano, a alta foi de 32%. “O primeiro semestre deste ano já tinha sido melhor que em 2023, mas foi no segundo semestre que crescemos 32%, voltando aos níveis pré-pandemia”, afirmou o presidente da Anfavea ao site G1.

Os dados gerais divulgados pela entidade mostram o Brasil com resultados à frente do Canadá (10,5%), China (3,8%), Estados Unidos (2,8%) e França (-3%).

Exportações Crescem

O Brasil aumentou em 39% a venda de veículos para a Argentina e em 14% para o Uruguai neste ano. Para 2025, a Anfavea prevê que as vendas ao exterior cresçam 6,2% e alcancem 428 mil unidades.

O setor, que emprega 1,3 milhão de brasileiros, prevê ainda a criação de 10 mil vagas diretas. “No total, nosso setor é responsável por 1,3 milhão de empregos de alta qualificação, e esperamos que o atual ciclo de investimentos anunciado, de R$ 130 bilhões, abra ainda mais postos de trabalho não só na linha de montagem, mas também em algo estratégico para o país, que é pesquisa e desenvolvimento”, destacou o presidente da Anfavea em matéria da Agência Brasil.

O site G1 destacou que, segundo a Anfavea, “os números chegariam aos três milhões de veículos produzidos caso a taxa Selic estivesse no patamar previsto pelo mercado no início de 2024, de 9,25%. A atual projeção do boletim Focus, relatório que reúne a análise de mais de 100 instituições financeiras, é de 13,5% ao final de 2025”.

Novas Tecnologias

De janeiro a outubro de 2024, os carros elétricos lideraram os emplacamentos de eletrificados. Híbridos plug-in ficaram na sequência, mas recentemente os híbridos deram um salto e devem fechar 2024 na liderança de vendas, segundo a Anfavea.

“Os híbridos plug-in, que precisam ser recarregados na tomada, cresceram e deixaram a terceira posição para os 100% elétricos”, informou o G1. A participação total de mercado dos híbridos e híbridos plug-in somados cresceu de 3,4% para 4,5% entre 2023 e 2024. O mesmo ocorreu com os elétricos, que saltaram de 0,9% para 2,5%.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Levantamento de índices do Aedes aegypti começa em todas as regiões do Distrito Federal

    Levantamento de índices do Aedes aegypti começa em todas as regiões do Distrito Federal

    Dados servem para orientar ações de combate ao mosquito e indicar áreas de maior infestação O primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 teve início nesta segunda-feira (20) em todo o Distrito Federal. Realizada de forma amostral, a pesquisa tem o objetivo de identificar os níveis de infestação do mosquito transmissor da…


  • GDF espera atender 200 mil estudantes com Cartão Material Escolar em 2025

    GDF espera atender 200 mil estudantes com Cartão Material Escolar em 2025

    Criado em 2019, o benefício é destinado para estudantes de 4 a 17 anos matriculados na rede pública do DF, cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, divulgou nesta terça-feira (21/01), por meio de suas redes sociais, que espera, neste ano, atender cerca de 200 mil estudantes com o  Cartão…


  • Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro

    Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro

    Costa Filho prevê economicidade e fortalecimento da aviação regional O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou, nesta terça-feira (21), em Foz do Iguaçu (PR), que o governo não acredita que haverá aumento no preço das passagens aéreas se for confirmada a fusão entre as companhias Azul e Gol. A fusão está sendo…


Os comentários estão desativados.