Durante a abertura do fórum Urban 20, realizado neste domingo (17) no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a importância de financiar ações climáticas nas cidades e defendeu a reforma da governança global como uma das prioridades de sua presidência no G20. Segundo Lula, mudanças na arquitetura financeira e nos bancos multilaterais de desenvolvimento são essenciais para enfrentar os desafios urbanos e a desigualdade social.
O presidente enfatizou que o déficit de financiamento urbano é um dos principais entraves para combater os efeitos das mudanças climáticas, especialmente nas regiões mais vulneráveis. “A urbanização desordenada afeta partes do mundo como a África, Ásia e América Latina. Por isso, a terceira prioridade da presidência brasileira do G20 é a reforma da governança global”, afirmou.
O atual chefe de Estado brasileiro também criticou a falta de recursos para países em desenvolvimento e enfatizou que as metrópoles não têm capacidade de financiar sozinhas a transição climática. “As cidades não podem ser negligenciadas nos novos mecanismos de financiamento. Existe uma enorme lacuna, principalmente no Sul Global, onde a urbanização desordenada aprofunda desafios sociais”, declarou. Ele destacou a relevância de cidades resilientes e inclusivas para cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 da ONU.
O presidente também abordou questões internacionais, como a situação na Faixa de Gaza, que classificou como “destruição indiscriminada”. Ele afirmou que mais de dois terços do território foram destruídos, com 80% das instalações de saúde afetadas. “Não haverá paz nas cidades se não houver paz no mundo,” declarou Lula, destacando a necessidade de esforços globais para segurança e estabilidade.
O Urban 20, criado em 2017, reúne prefeitos das maiores economias do mundo para integrar cidades à agenda global. O evento contou com a participação do presidente do Chile, Gabriel Boric, e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Defensoria Pública garante a suspensão de demolição em área ambiental
- Alckmin nega reforma ministerial e fala de “mudanças pontuais”
- Lula vetará medidas que causam impacto primário em PL da dívida dos estados, diz Haddad
- Governo Lula vai vetar ‘jabutis’ em projeto de eólicas offshore, diz Silveira
- Governo publica lista tríplice de diretores substitutos da Aneel