Durante debate presidencial na noite deste domingo (16), o presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou atribuir a Lula (PT) a responsabilidade por não ter finalizado a transposição do rio São Francisco.
Ao rebater a fala de Bolsonaro, o candidato petista ironizou sua “cara de pau”. Lula disse que a maior parte das obras foi feita durante gestões de seu partido à frente do Palácio do Planalto: “Você acha que o nordestino que está vendo a gente na televisão acredita que você levou a água?”.
O petista afirmou que seu governo fez 88% das obras, enquanto o de Bolsonaro teria feito apenas 3,5%. Pediu ainda “humildade” ao adversário, que deveria ter reconhecido que a transposição do São Francisco foi um dos legados dos governos do PT.
“Você poderia ter sensatez e falar: ‘Gente, quero dizer que essa obra é do presidente Lula, ele foi mais competente que eu, ele fez a obra e vou dar um empurrãozinho para acabar esse pedacinho que está faltando’”, disse.
A responsabilidade pela obra vem sendo alvo de uma tentativa de apropriação por parte de Bolsonaro, que finalizou alguns trechos durante seu mandato. Ele tenta diminuir sua alta rejeição em estados do Nordeste, enquanto Lula procura ampliar sua vantagem frente ao adversário na região.
Siga nossas redes sociais
https://linktr.ee/jornaltaguacei
https://linktr.ee/ceilandiaemalerta