O governo federal atua com 842 profissionais em campo no combate aos incêndios do Pantanal, apoiados por 18 aeronaves e 51 embarcações.
Até 9 de setembro, foram registradas 116 frentes de incêndio no bioma, cada uma com vários focos de calor. Cerca de 90% dos incêndios foram extintos ou controlados.
O bioma enfrenta a pior estiagem em 70 anos, e a Agência Nacional de Águas decretou situação crítica de escassez hídrica na Bacia do Rio Paraguai em maio. Segundo estudo publicado pela World Weather Attribution, a mudança do clima intensificou em 40% os incêndios florestais no bioma em junho.
As ações federais de prevenção e combate aos incêndios no país são coordenadas pela sala de situação criada em junho pelo governo federal. Em julho, o presidente Lula assinou Medida Provisória que liberou crédito extraordinário de R$ 137 milhões para combate aos incêndios no bioma.
Veja:
Com informações do Paulo Pimenta Assessoria
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Cúpula militar atuou para livrar ex-ministros de Bolsonaro de inquérito do golpe
Integrantes da cúpula das Forças Armadas atuaram, nos bastidores, para tentar excluir os generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado destinada a impedir a posse do presidente Lula (PT), conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo. Heleno, que foi ministro do Gabinete de Segurança…
Brasil tenta fechar acordo Mercosul-UE em meio a ofensiva de Macron
Diplomatas da União Europeia (UE) e do Mercosul iniciaram a última rodada de negociações para fechar um acordo comercial entre os dois blocos nesta terça (26). As tratativas ocorrem há 24 anos, mas a França tenta impedir a conclusão do tratado. Segundo a coluna de Jamil Chade no UOL, as reuniões vão acontecer em Brasília…
Quadrilha: áudios obtidos pela PF colocam Bolsonaro no centro da trama golpista
“Durante a conversa que eu tive com o presidente, ele citou que o dia 12, pela diplomação do v***, não seria uma restrição, que isso pode, que qualquer ação nossa pode acontecer até 31 de dezembro e tudo”, disse general Mario Fernandes em mensagem Bolsonaro ao lado do general Fernandes, que, em mensagem, afirmou que…