youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


O Conselho Nacional do Direitos Humanos (CNDH) informou nesta terça-feira (17), em Curitiba, que o órgão vai intimar o procurador Deltan Dallagnol e o ex-juiz Sérgio Moro para inquiri-los sobre a prisão política do ex-presidente Lula.

Três integrantes do CNDH escutaram hoje pela manhã, na sede da Polícia Federal de Curitiba, a queixa do petista de violações de garantias constitucionais e de direitos humanos. Participam da oitiva conselheiros Leandro Scalabrin, Leonardo Pinho e Ismael José Cesar.

A escuta começou por Lula, passará ainda pelo jornalista Glenn Greenwald e se encerrará com Deltan e Moro. Os conselheiros do CNDH informaram que, ao final das oitivas, podem sugerir a anulação dos processos contra Lula no âmbito da Lava Jato.

Durante a 48ª Reunião Plenária do CNDH, realizada em junho, o Plenário debateu a denúncia de seletividade, discriminação e violações de direitos humanos e princípios constitucionais pela Justiça Brasileira, no processo que resultou na prisão de Lula, contidas na reportagem “As mensagens secretas da Lava Jato”, publicada em 09 de junho, pelo Intercept Brasil.

O CNDH está debaixo do guarda-chuva do Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos, pasta de Damares Alves, porém o órgão é independente do governo.

A oitiva de hoje pela manhã foi autorizada pela 12ª Vara Federal de Curitiba.

A foto é de Ricardo Stuckert.

Assista ao relato dos conselheiros do CNDH: