youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Hacker diz que a ideia era um criar um código-fonte “fake” para enganar a população, mostrando que seria possível “apertar um voto e sair outro”

Walter Delgatti Neto
Walter Delgatti Neto (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Delgatti diz que Bolsonaro e marqueteiro queriam criar urna fake para colocar em dúvida as eleições ·

Em depoimento à CPMI dos Atos Golpistas nesta quinta-feira (17), o hacker Walter Delgatti Neto afirmou que o marqueteiro da última campanha presidencial de Jair Bolsonaro (PL), Duda Lima, queria que o hacker criasse um código ‘fake’ para uma urna eletrônica com o objetivo de enganar a população e desacreditar o processo eleitoral brasileiro. Posteriormente, Bolsonaro teria dado aval para o plano.

Segundo ele, o objetivo era fazer uma apresentação no 7 de setembro mostrando que seria possível inserir um voto na urna eletrônica e o equipamento contabilizar uma informação diferente. “O Duda inicialmente disse que o ideal seria eu fazer uma reunião com a esquerda e de forma espontânea falar das urnas, falar da fragilidade das urnas. Não ocorreu porque o meu encontro saiu na mídia e eles cancelaram isso. A segunda ideia era no dia 7 de setembro eles pegarem uma urna emprestada da OAB e que eu colocasse um aplicativo meu lá e mostrasse à população que é possível apertar um voto e sair outro. O código-fonte da urna, eu faria o meu, só mostrando, a população vendo que é possível apertar um voto e imprimir outro”.

“O código-fonte é o código em si, aberto, tem diversos arquivos. E compilados eles viram apenas um, que é o que estava nas urnas. E quem tem acesso ao código-fonte antes de compila-lo consegue inserir linhas que façam com que seja apertado um voto e o resultado seja outro. Eles queriam que eu fizesse um código fonte meu, não o do TSE, e nesse código-fonte eu inserisse essas linhas, que chamam de código malicioso, porque ele tem como finalidade enganar, colocar dúvidas na eleição”, explicou.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.