“As pessoas nem foram julgadas e já estão pedindo anistia. Significa que essas pessoas estão dizendo: ‘eu sou culpado'”, disse o presidente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou os pedidos de anistia por parte de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que buscam se livrar das acusações sobre a intentona golpista de 8 de janeiro do ano passado e em meio à tramitação de diversas propostas no Congresso sobre o tema. “Tem um monte de gente que nem foi condenado e já quer anistia”, disse Lula, sem citar nomes, em entrevista à Record TV exibida nesta terça-feira (17). Jair Bolsonaro é um dos principais interessados nos projetos de anistia que tramitam no Congresso.
“Primeiro, você espera ser condenado. Você vai ser processado, julgado, aí, sim, você pode discutir anistia”, completou. “Mas as pessoas nem foram julgadas e já estão pedindo anistia. Significa que essas pessoas estão dizendo: ‘eu sou culpado'”, ressaltou o presidente.
Ainda segundo Lula, o país está em um processo de investigação e apuração. “Quando esse processo estiver terminado, nós vamos discutir o que fazer, não tem por que colocar o carro na frente dos bois”, concluiu.
Jair Bolsonaro está inelegível até 2030, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, ele enfrenta diversos inquéritos, incluindo os que tratam da falsificação de cartões de vacina, tentativa de golpe de Estado e venda ilegal de joias que deveriam ser incorporadas ao patrimônio do Estado b=brasileiro, mas que o o ex-mandatário tentou vender ilegalmente no exterior.
Nesta quarta-feira (18), o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) usou as redes sociais para comentar as declarações do presidente Lula e os pedidos de anistia por parte dos bolsonaristas. “Durante entrevista ontem, Lula questionou os pedidos dos bolsonaristas golpistas por uma anistia. Ele disse: ‘Primeiro você espera ser condenado. […] Mas as pessoas nem foram julgadas e já estão pedindo anistia’. Eles estão morrendo de medo! Quem não deve não teme!”.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Agências do trabalhador do DF oferecem 236 vagas nesta terça-feira
- Alckmin: essência do pacote fiscal foi aprovada e vai zerar déficit
- Com homenagem a Paul Singer, Lula sanciona Lei da Economia Solidária
- Provas de concurso administrativo da PCDF serão em janeiro. Veja datas
- PCDF divulga regras para compra e registro de armas por servidores