youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Deputados e senadores bolsonaristas pedem abertura de protocolo para investigar ministro do STF

Barroso disse que Brasil ‘derrotou o bolsonarismo’ durante evento da UNE -  (crédito:  Wilson Dais/Agência Brasil)

Barroso disse que Brasil ‘derrotou o bolsonarismo’ durante evento da UNE – (crédito: Wilson Dais/Agência Brasil)

O senador Jorge Seif (PL-SC) e o líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado Carlos Jordy (PL-RJ), anunciaram nesta quarta-feira (19/7) um protocolo de pedido de investigação conjunta — com senadores e deputados federais — ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Seif e Jordy darão uma entrevista coletiva com o pedido de investigação. A oposição, em especial a ala bolsonarista, avalia que Barroso cometeu crime de responsabilidade ao ter dito que ‘derrotou o bolsonarismo’, durante o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).

“Nada que está acontecendo aqui me é estranho, pois eu enfrentei a ditadura e já enfrentei o bolsonarismo. Não tenho medo de vaia porque temos um país para construir. Nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, disse o ministro em resposta a uma ala de estudantes que o vaiava. O grupo questionava a atuação do magistrado em atuações no STF, como o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016, e o piso da enfermagem.

A fala repercutiu mal e voltou a movimentar discursos radicais na extrema direita. Barroso se retratou por meio de nota. O ministro justificou que fez uma referência ao “extremismo golpista que se manifestou no 8 de janeiro”.

O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), repudiou a fala de Barroso em um pronunciamento na semana passada, mas atua nos bastidores para tentar acalmar parlamentares bolsonaristas sobre prováveis pedidos de impeachment contra Barroso.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.