Neste domingo (16), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou o Brasil e a China no contexto da invasão russa em seu país. O líder ucraniano afirmou que não somos “civilizados”.
Zelensky aproveitou a conferência sobre a guerra iniciada por Vladimir Putin em 2022, realizada na Suíça, para alfinetar o governo brasileiro, que enviou apenas sua embaixadora ao país alpino como observadora do evento.
“Assim que o Brasil e a China aderirem ao princípios de todos nós aqui, países civilizados, ficaremos felizes em ouvir suas opiniões, mesmo que elas não coincidam com a da maioria do mundo”, afirmou Zelensky em entrevista coletiva.
Antes da reunião, chineses e brasileiros haviam concordado em propor conjuntamente uma cúpula que envolvesse tanto ucranianos quanto russos, visto que o conflito não é unilateral. Mesmo assim, o Itamaraty enviou a embaixadora em um gesto de boa vontade.
A China, por sua vez, não enviou nenhum representante para o evento. O regime de Pequim, principal aliado de Putin, é acusado pelo Ocidente de ajudar a indústria militar russa com a exportação de material de uso dual civil e bélico, além de manter laços econômicos com o país invasor.
Vale destacar que não é a primeira vez que Zelensky se queixa do governo petista. Ainda durante a campanha eleitoral de 2022, Lula irritou Kiev ao dizer que os ucranianos eram tão responsáveis pela guerra quanto os russos.
Posteriormente, Lula adotou um discurso mais equidistante, mas a manutenção dos bons laços com a Rússia, principal fornecedor de óleo diesel do Brasil e dominadora do mercado de fertilizantes, essenciais para o agronegócio, prejudicou sua imagem de neutralidade.
Diplomatas reconhecem a necessidade de denunciar a guerra, como o Brasil fez ao condenar a invasão em duas votações na ONU. No entanto, afirmam que a postura considerada arrogante de Zelensky e sua inflexibilidade, alimentada pelo apoio ocidental, dificultam o diálogo.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Levantamento de índices do Aedes aegypti começa em todas as regiões do Distrito Federal
- GDF espera atender 200 mil estudantes com Cartão Material Escolar em 2025
- Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro
- Dólar forte, redes sociais, cidadania automática: o que pode mudar para o brasileiro com Trump no poder
- Lula deixa PT e aliados apreensivos ao cogitar não disputar reeleição em 2026