Ministro da Casa Civil participará da escolha dos novos diretores da Petrobras
247 – O chefe da Casa Civil, Rui Costa, consolidou seu poder no segundo ano do governo Lula, ganhando a confiança total do presidente e ampliando sua influência. A recente troca no comando da Petrobras ilustra essa expansão, com Costa desempenhando um papel essencial na demissão do antigo presidente e na escolha de uma nova gestora, Magda Chambriard, que está alinhada aos planos da Casa Civil. Costa terá participação na seleção dos novos diretores da empresa e maior influência na carteira de investimentos da Petrobras. As informações são da coluna de Bruno Boghossian, na Folha de S.Paulo.
As ações de socorro ao Rio Grande do Sul também destacaram a concentração de poder no gabinete de Costa. Lula expressou descontentamento com ministros que anunciaram medidas para o estado sem consultar a Casa Civil, fortalecendo o papel central de Costa. Ele também se tornou o principal interlocutor do presidente da Câmara, Arthur Lira, após Lira romper com o ministro da articulação política, Alexandre Padilha. Costa estreitou relações com Elmar Nascimento, aliado de Lira e potencial sucessor na presidência da Câmara.
O presidente Lula afirmou que todas as decisões passam por Rui Costa antes de chegarem a ele, evidenciando a confiança depositada no chefe da Casa Civil. Costa é mencionado como um dos possíveis sucessores de Lula, embora o presidente tenha reafirmado recentemente sua intenção de continuar disputando eleições.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-660
- PF irá indiciar Bolsonaro, Braga Netto e Heleno por tentativa de golpe de estado nesta semana
- Ministro Gilmar Mendes vai receber Título de Cidadão Honorário de Brasília
- Visita de Xi Jinping a Brasília altera trânsito na Esplanada. Confira
- Plano bolsonarista para envenenar Lula reacende suspeitas sobre a morte de Bebianno
- Câmara muda texto e PL que amplia cotas em concursos volta ao Senado