O governo Lula (PT) está planejando contratar um estudo de obras de infraestrutura e medidas ambientais para melhorar o escoamento das águas das chuvas e conter o acúmulo de água na região de Porto Alegre, conforme informações do Blog da Ana Flor, do G1.
Segundo Renan Filho, ministro dos Transportes, a decisão foi contratar a mesma agência de desenvolvimento alemã que, nas décadas de 1960 e 1970, foi responsável pelo sistema de diques para contenção de água ao redor da capital gaúcha.
O estudo terá três eixos principais. Na primeira etapa, será investigada a criação de barreiras, a reconstrução da vegetação nas margens dos cursos d’água e a remoção da população de áreas próximas aos rios.
Na segunda etapa, o foco será aumentar a vazão do Guaíba e da Lagoa dos Patos, ajudando no escoamento da água que atualmente alaga Porto Alegre e regiões adjacentes. A criação de um canal entre a Lagoa dos Patos e o mar é uma das opções a serem consideradas.
A terceira parte do estudo avaliará o sistema de diques para proteção da capital, visando reavaliar as alterações necessárias para enfrentar os novos desafios climáticos e definir a manutenção do sistema.
Vale destacar que, até o momento, o número de vítimas dos temporais e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul chegou a 151. Segundo relatório da Defesa Civil divulgado na quinta-feira (16), 104 pessoas estão desaparecidas.
Ao todo, 617 mil pessoas estão fora de casa, sendo 540,1 mil desalojadas (em casas de amigos ou parentes) e 77,2 mil acolhidas em abrigos. O governo estima que 2,2 milhões de gaúchos foram afetados pelo evento climático, com 461 dos 497 municípios do RS registrando transtornos.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-660
- Defensoria Pública garante a suspensão de demolição em área ambiental
- Alckmin nega reforma ministerial e fala de “mudanças pontuais”
- Lula vetará medidas que causam impacto primário em PL da dívida dos estados, diz Haddad
- Governo Lula vai vetar ‘jabutis’ em projeto de eólicas offshore, diz Silveira
- Governo publica lista tríplice de diretores substitutos da Aneel