O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), agora cassado, tem opções para tentar reverter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ocorreu por unanimidade. O ex-procurador terá de recorrer às cortes superiores para reaver seu mandato. A informação é do jornal O Globo.
Sua primeira opção é apresentar embargos na própria corte eleitoral, recurso utilizado para esclarecer pontos de uma decisão. Outra estratégia que pode ser adotada por Deltan é entrar com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF), instância mais alta do Judiciário, que tem como poder reverter decisões do TSE.
O Supremo já reverteu duas cassações impostas pelo TSE no ano passado. O ministro Nunes Marques devolveu os mandatos do deputado federal Valdevan Noventa (PL-SE) e do estadual Fernando Francischini (PSL-PR). Ambas as decisões foram canceladas posteriormente pela Segunda Turma.
A estratégia também foi adotada por Ari Vequi (MDB), prefeito de Brusque, que perdeu o mandato por apoio do empresário bolsonarista Luciano Hang. Ele pediu, no mesmo dia do julgamento do TSE, que o Supremo revertesse a decisão, mas até agora não teve sucesso.
Deltan já decidiu que vai tentar a sorte no Supremo. Ele vai entrar com recurso na Corte para tentar suspender os efeitos do julgamento desta terça (16), mas considera que uma reviravolta seja “quase impossível”.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604 / (61) 9 9173-4336.