youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Há muita fantasia em torno de um suposto boom de venda de caminhões devido ao aumento das exportações.

Nos 12 meses encerrados em abril, houve um aumento no licenciamento em relação a outubro passado, mas ficou 4,39% abaixo de abril de 2020.O licenciamento é a melhor medida para o mercado interno.

Houve aumento, sim, mas nas exportações: mais 26,98% em relação ao acumulado até outubro de 2020 e 14,29% em relação a abril de 2020. Mesmo assim, bastante distante em relação a abril de 2019 – 20,51% a menos (Tabela 1).

Fica mais claro o conjunto de gráficos da Tabela 2.

Tomando por base abril 21 =100, percebe-se que, em relação a abril de 2020, houve uma queda de 106,06 para 100 no licenciamento nacional. A produção de caminhões caiu de 114,21 para 100. Houve aumento nas exportações de 87,50 para 100.

Comparando com outros setores – como automóveis – a queda foi menor (Tabela 3). Tomando abril 2021 = 100, em abril de 2020 o acumulado de 12 meses era 41% maior em licenciamento total, 48% a mais de produção e 28,72% a mais de exportação.

Nos gráficos de tendências (Tabelas 4) percebe-se tendência de recuperação da produção, mas ainda distante do período de 12 meses até abril de 2020 – pegando um período sem pandemia. 

Em relação às exportações, há uma recuperação consistente, mas longe ainda do picos de 2018. E, no licenciamento, uma recuperação tímida, abaixo de um ano atrás.

Por tudo isso, os problemas enfrentados na produção não residem na demanda, mas na dificuldade em conseguir alguns produtos. Aliás, um dos dramas ocultos da crise é a desarticulação das cadeias produtivas.

Supermercados Caprichoso

O sonho de muitas crianças e jovens em Ceilândia, na região da Guariroba, é entrar na Escolinha Oficial Esporte Clube Vitória. Ali, em poucos meses, um jovem consegue encontrar um sentido para vida através do esporte e também do estudo, já que a escolinha preza por um bom rendimento do atleta nos estudos.

A escolinha acontece no Campo Sintético da Guariroba, todas as terças, quintas e sábados. Ao todo, são três categorias: sub 7 e sub 11; sub 13 e sub 15; sub 16 e sub 17. Os treinos acontecem sob a supervisão de um dos mais respeitados treinadores de base do Distrito Federal, o Flu.

Em entrevista ao Jornal TaguaCei, o diretor do Esporte Clube Vitória, Marcelinho, falou sobre os benefícios que a escolinha tem proporcionado aos atletas juvenis da região.

“Fizemos um projeto aqui em Ceilândia junto com o Alan Delon [famoso jogador do Vitória do Espírito Santo] e somos franqueados hoje com o Esporte Clube Vitória de Salvador e, com isso, nossos profissionais têm sempre a oportunidade de fazer testes tanto aqui em Brasília quanto em Salvador”, explicou Marcelinho.

O Esporte Clube Vitória foi fundado em 1992, na região administrativa Recanto das Emas, por Elias Zé. Depois, o próprio Elias levou o time para Ceilândia. Desde então, o Esporte Vitória tem revelado jogadores, não só para os times do DF, mas também para clubes de outros estados.

Uma parceria com a Confederação Brasiliense de Futebol, o Flamengo e o Vitória de Salvador, tem possibilitado que atletas da escolinha façam testes em outros clubes de projeção nacional.

“Primeiramente nós estamos formando cidadãos de bem. E depois, os atletas que estão tendo o seu trabalho e alto nível esportivo, todos os clubes de Brasília escolhem eles para fazer avaliação técnica.

Inclusive vamos ter, em breve, a visita de avalista técnico do Flamengo”, destacou Marcelinho.

Por favor inscreva-se em meu canal youtube e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.

Site:https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site:https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook:https://https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Facebook:https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook:www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter:https://twitter.com/JTaguacei

Instagram:www.instagram.com/ceilandiaemalerta  @ceilandiaemalerta

vídeos.https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber