youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Ministro de Minas e Energia rebate críticas e garante sustentabilidade na exploração da Petrobras: “Sem ganância ou imprudência”

247 – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu com veemência a exploração da Margem Equatorial durante o lançamento do Programa de Renovação da Frota Naval do Sistema Petrobras, nesta segunda-feira (17), em Angra dos Reis (RJ). No evento, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta da Petrobras, Magda Chambriard, Silveira destacou o impacto econômico e social da exploração petrolífera na região, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

“R$ 1 trilhão de reais em contribuição para a saúde e educação com a possível exploração da Margem. Como não defender isso? Temos que gerar empregos e renda para todo o país”, declarou o ministro, respondendo às críticas sobre os riscos ambientais da exploração na região. O tema tem gerado embates dentro do próprio governo, com setores do Ministério do Meio Ambiente demonstrando resistência ao projeto.Play Video

Silveira afirmou que a Petrobras conduzirá as operações com responsabilidade ambiental e segurança, destacando que o setor energético deve ser um motor de crescimento para o país. “É assim que pretendemos explorar a Margem Equatorial, de maneira ambientalmente sustentável. O Brasil não pode abrir mão de oportunidades estratégicas”, enfatizou.

Além da Margem Equatorial, o ministro celebrou a retomada dos investimentos na indústria naval, setor afetado por anos de paralisação. “Devemos defender os números que são objetivos. Em dois anos, por exemplo, o investimento na indústria naval dobrou. Temos que fazer a verdade, nós precisamos mostrar o que estamos fazendo. O entreguismo irresponsável que não investia em nossa indústria naval, acabou! Voltamos a investir no Brasil”, declarou.

A Petrobras, segundo Silveira, será a principal protagonista dessa retomada. “A Petrobras não renova sua frota há 10 anos. Até 2029, vamos investir R$ 33 bilhões e gerar 44 mil novos postos de trabalho. Como não defender isso? Geração de emprego em toda a cadeia, é assim que o Brasil utiliza seus recursos naturais, sem ganância ou imprudência”, afirmou.

O ministro também fez questão de exaltar os trabalhadores da estatal, ressaltando a importância da Petrobras para o desenvolvimento do país. “A Petrobras é essencial nesse processo e aqui fica nossa palavra de reconhecimento aos trabalhadores dessa empresa. Vocês permanecem firmes, mesmo em momentos difíceis. Defender a Petrobras é defender o Brasil”, concluiu.

O evento desta segunda-feira reforçou a postura do governo Lula em relação ao setor energético, priorizando investimentos na Petrobras e na indústria naval como pilares do crescimento econômico. No entanto, o tema da Margem Equatorial segue como um dos principais pontos de tensão dentro do governo, com o Planalto buscando um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.