youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


São necessárias 180 coletas diárias para manter os níveis de segurança dos estoques de sangue

Uma grande baixa foi registrada nas coletas feitas pela Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) no mês de fevereiro, e o órgão convoca os brasilienses a doarem sangue para garantir o abastecimento do estoque de bolsas que alimentam as unidades de saúde.

Segundo o FHB, a queda nas doações foi de 43% em relação ao ano passado, o que impacta diretamente no banco de sangue disponível para a doação.

Em fevereiro a média foi de 102 doações por dia – conforme os cálculos da fundação, são necessárias 180 coletas diárias para manter os níveis de segurança dos estoques de sangue.

O aumento dos casos de dengue e de Covid-19, o retorno das aulas e o Carnaval contribuíram para a queda do fluxo de doadores, segundo o presidente da FHB, Osnei Okumoto. “Houve, ainda, uma grande utilização de bolsas de sangue na rede pública e conveniados”, acrescenta.

“Hoje, só temos os grupos B+ e AB+ com estoques regulares. Por isso, solicito a todos os doadores e candidatos que nunca doaram que venham até a Fundação Hemocentro para efetuar as doações que podem salvar vidas”, enfatiza o presidente da FHB.

O grupo sanguíneo O- é o que passa pela situação mais crítica. Doador universal e o tipo mais raro entre as pessoas, o sangue desse grupo é comumente utilizada em casos de urgência, quando a equipe médica não sabe qual a tipagem sanguínea do paciente.

Por este motivo, doadores O- terão direito a senha preferencial para atendimento na fundação até o próximo dia 24. Para ter acesso à prioridade, o doador precisa comprovar o grupo sanguíneo por meio do seu cadastro no Hemocentro ou por exame de tipagem sanguínea.

Doação de plaquetas

Hemocentro enfrenta outro desafio além da escassez de bolsas de sangue: a crescente demanda por plaquetas na rede pública, impulsionada pelo aumento de casos de dengue no DF.

Em janeiro, as solicitações por plaquetas aumentaram 25% em comparação com o mesmo período do ano anterior. De 1º a 27 de janeiro de 2023, foram distribuídas 3.264 unidades; em 2024, foram 4.023. Cerca de 28,8% das plaquetas liberadas foram destinadas a pacientes com dengue.

Esses componentes são fundamentais no tratamento da doença, que muitas vezes resulta em uma redução significativa das plaquetas, essenciais para a coagulação. Em casos graves de dengue hemorrágica, os níveis de plaquetas podem diminuir drasticamente, aumentando o risco de sangramento e complicações.

Apesar disso, o Hemocentro desaconselha a transfusão profilática de plaquetas como tratamento para a plaquetopenia causada pela dengue hemorrágica. As manifestações hemorrágicas da dengue devem ser investigadas clinicamente e laboratorialmente para garantir o uso adequado dos hemocomponentes, já que o uso inadequado pode piorar a situação do paciente.

Quem pode doar sangue?

É preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 51 kg e ter índice de massa corporal (IMC) igual ou maior a 18,5% para ser um doador de sangue. Menores de 18 anos só podem doar acompanhados pelos pais ou responsáveis, enquanto os idosos devem ter realizado pelo menos uma doação antes dos 61 anos.

Também é necessário que, antes de doar, o candidato tenha dormido pelo menos seis horas de sono de qualidade na noite anterior. Não serão aceitas doações de sangue de pessoas que tenham consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas ou fumado nas últimas duas horas.

O candidato será avaliado por profissionais de saúde para verificar a elegibilidade. Portanto, é fundamental responder honestamente às perguntas feitas durante a triagem e não omitir informações relevantes, pois a segurança do doador e do receptor depende disso.

É importante lembrar que não é necessário estar em jejum para doar sangue. É muito importante estar bem alimentado e hidratado, bebendo bastante água desde o dia anterior à doação.

O agendamento da doação de sangue é obrigatório e pode ser feito pelo site Agenda DF – Serviço de Agendamentos do Distrito Federal ou pelo telefone 160, opção 2. O Hemocentro de Brasília está localizado no Setor Médico Hospitalar Norte (início da W3 Norte), próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e à Fepecs, e atende de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.

Com informações da Agência Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.