youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


A juíza ressaltou que apenas o Congresso tem competência para questionar

A juíza federal Liviane Kelly Soares, da 20ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal,  declarou que a senadora Damares Alves (Republicanos) não tem legitimidade para apresentar a ação contra uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). A resolução dispõe de orientações sobre o processo de aborto legal para crianças e adolescentes que tenham sofrido violência sexual.

Liviane afirmou que apenas o Congresso Nacional é competente para questionar, uma vez que se trata de um ato do Poder Executivo. A juíza ressaltou, também, que o Supremo Tribunal Federal (STF) já garantiu que o poder de fiscalização previsto na Constituição Federal é atribuído ao “órgão coletivo”, e não “aos membros do Congresso Nacional de forma individual”.

“Logo, considerando a ilegitimidade ativa da impetrante [Damares Alves], não há como o feito prosseguir”, pontuou a magistrada.

Além disso, a juíza destacou que a senadora não participa do Conanda e, consequentemente, não poderia questionar os atos do conselho. Damares ainda pode recorrer da decisão.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • “Continua tramando um golpe”, diz Gleisi sobre entrevista de Bolsonaro ao New York Times

    “Continua tramando um golpe”, diz Gleisi sobre entrevista de Bolsonaro ao New York Times

    A presidente nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro por sua entrevista ao jornal americano New York Times e afirmou que ele “continua tramando um golpe contra a democracia no Brasil”. Na conversa com o veículo americano, ele sugeriu que Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, o bilionário Elon…


  • Padilha confirma candidatura de Lula em 2026 e critica “síndrome do pânico” do mercado financeiro

    Padilha confirma candidatura de Lula em 2026 e critica “síndrome do pânico” do mercado financeiro

    Ministro garante que o presidente “é o candidato” para o próximo pleito e diz que “pânico” do mercado não afeta “o coração da economia”  O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), afirmou que o presidente Lula (PT) será candidato à reeleição em 2026, descartando a existência de um plano alternativo. Em entrevista às páginas…


  • Política governamental valoriza povos de terreiro e matriz africana

    Política governamental valoriza povos de terreiro e matriz africana

    Medidas assinadas por Lula prevêem, entre outros pontos, a capacitação de agentes da segurança pública, para atuar em casos de racismo religioso O governo Lula, por meio do Ministério da Igualdade Racial, apresentou esta semana a Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana. Instituída por meio do decreto nº 12.278/2024,…


Os comentários estão desativados.