O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (16), durante seu primeiro evento público na COP27, a conferência internacional climática da ONU (Organização das Nações Unidas), que “o Brasil está de volta ao mundo”.
“Essa é minha primeira viagem depois de eleito. E não poderia ter sido mais representativo o convite dos governadores da Amazônia, disse. “O Brasil está de volta ao mundo […] O Brasil não nasceu para ser um país isolado”.
Lula esteve no encontro “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”, junto com os governadores Waldez Góes (PDT-AP) Gladson Cameli (PP-AC), Mauro Mendes (União-MT), Helder Barbalho (MDB-PA), Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO), e Marcos Rocha (União-RO).
O petista recebeu a carta do consórcio de governadores da Amazônia Legal. O documento defende uma agenda comum regional para a transição climática.
O evento também foi marcado pelo pedido para que o ex-presidente leve para discussão no evento internacional a sugestão para que a Amazônia seja a sede das próximas edições da conferência internacional da ONU. “O senhor tem autoridade para pedir que o Brasil seja sede da COP”, disse o governador.
Lula afirmou que levará o pedido ao secretário-geral da ONU: “Vamos falar com o secretário geral da ONU para que a próxima COP seja feita no Brasil, na Amazônia. Acho importante que as pessoas que defendem a Amazônia conheçam a região e a realidade concreta, afirmou.
“Não temos que medir esforços para convencer as pessoas que uma árvore em pé vale mais que uma árvore derrubada. Não vamos discutir queimadas e desmatamento só em Brasília, vamos conversar com prefeitos, ver que recursos são necessários”.
Lula fará um discurso mais tarde, por volta de 12h15 no horário de Brasília. Ele foi convidado para participar do evento logo após ter vencido o segundo turno das eleições. O petista desembarcou na segunda (14) na cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito, que sedia a edição deste ano da cúpula.
O presidente eleito foi recebido com aplausos por centenas de pessoas ao chegar no pavilhão brasileiro da COP27.
Fonte: DCM
Siga nossas redes sociais
https://linktr.ee/jornaltaguacei
https://linktr.ee/ceilandiaemalerta