A tensão nas relações entre Paris e Tel Aviv se intensificaram após Macron defender a interrupção das exportações de armas para Israel

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou nesta terça-feira passada(15) que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, “não deve esquecer que seu país foi criado por uma decisão da Organização das Nações Unidas [ONU]”.
A fala ocorreu após Macron convocar o embaixador de Israel em Paris ao Ministério das Relações Exteriores para uma reunião fechada de ministros.
“O senhor Netanyahu não deve esquecer que seu país foi criado por uma resolução da ONU e, por isso, não deve violar os decretos da entidade”, disse Macron ao se referir à votação da Assembleia Geral da ONU de 1947 que apoiou a divisão da Palestina em dois Estados: um árabe e outro judeu independentes.
A tensão nas relações entre Paris e Tel Aviv se intensificaram após Macron defender a interrupção das exportações de armas para Israel, usadas na guerra promovida há mais de um ano na Faixa de Gaza, conflito que já resultou em mais de 42 mil mortes até o momento. Para o presidente francês, a medida é prioritária e deve ajudar a resolver a situação na região, o que levou a críticas severas de Netanyahu.
Mais tarde, Macron chamou de “totalmente inaceitável” o ataque de Israel às posições das Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas no Líbano, acrescentando que a França “não tolerará” novos bombardeios. O presidente lembrou que há 700 soldados franceses entre as tropas.
Após o ataque, o embaixador de Israel em Paris, Joshua Zarka, foi convocado ao Ministério das Relações Exteriores da França para prestar esclarecimentos. Mais tarde, o diplomata afirmou que a França e outros países cujos militares participam da missão da ONU no Líbano devem exigir a retirada dos capacetes azuis da fronteira.
Já nesta terça, o chanceler francês, Jean-Noël Barrot, declarou que os pacificadores “devem permanecer no local para cumprir seu papel durante o cessar-fogo”.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Gilmar critica conivência do Exército com acampamentos golpistas e vê “terrorismo” no 8/1
O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o relatório da Polícia Federal, que embasou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, indica uma coordenação intensa e “proximidade, inclusive, de execução” dos crimes de tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.…
Caiado anuncia data para o lançamento de pré-candidatura à presidência
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado é um dos expoentes da direita que tenta se lançar candidato à presidência nas eleições gerais de 2026 O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou, neste sábado (22/2), a data para o lançamento da pré-candidatura à presidência da República, nas Eleições de 2026. O vice da chapa, no entanto,…
DF: taxa de licenciamento 2025 vence entre dias 24 e 28 de fevereiro
Proprietários de veículos registrados no DF recebem o boleto no endereço cadastrado no registro do veículo junto com o IPVA O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou as datas de vencimento da taxa de licenciamento dos veículos registrados na capital do país. De acordo com a Instrução nº 180, publicada no Diário Oficial do DF,…