youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

A tensão nas relações entre Paris e Tel Aviv se intensificaram após Macron defender a interrupção das exportações de armas para Israel

Emmanuel Macron | Benjamin Netanyahu
Emmanuel Macron | Benjamin Netanyahu (Foto: REUTERS/Sarah Meyssonnier/Pool | REUTERS/Amir Cohen)

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou nesta terça-feira passada(15) que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, “não deve esquecer que seu país foi criado por uma decisão da Organização das Nações Unidas [ONU]”.

A fala ocorreu após Macron convocar o embaixador de Israel em Paris ao Ministério das Relações Exteriores para uma reunião fechada de ministros.

“O senhor Netanyahu não deve esquecer que seu país foi criado por uma resolução da ONU e, por isso, não deve violar os decretos da entidade”, disse Macron ao se referir à votação da Assembleia Geral da ONU de 1947 que apoiou a divisão da Palestina em dois Estados: um árabe e outro judeu independentes.

A tensão nas relações entre Paris e Tel Aviv se intensificaram após Macron defender a interrupção das exportações de armas para Israel, usadas na guerra promovida há mais de um ano na Faixa de Gaza, conflito que já resultou em mais de 42 mil mortes até o momento. Para o presidente francês, a medida é prioritária e deve ajudar a resolver a situação na região, o que levou a críticas severas de Netanyahu.

Mais tarde, Macron chamou de “totalmente inaceitável” o ataque de Israel às posições das Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas no Líbano, acrescentando que a França “não tolerará” novos bombardeios. O presidente lembrou que há 700 soldados franceses entre as tropas.

Após o ataque, o embaixador de Israel em Paris, Joshua Zarka, foi convocado ao Ministério das Relações Exteriores da França para prestar esclarecimentos. Mais tarde, o diplomata afirmou que a França e outros países cujos militares participam da missão da ONU no Líbano devem exigir a retirada dos capacetes azuis da fronteira.

Já nesta terça, o chanceler francês, Jean-Noël Barrot, declarou que os pacificadores “devem permanecer no local para cumprir seu papel durante o cessar-fogo”.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Câmara Legislativa debate integração de políticas afirmativas para enfrentar a violência contra a mulher

    Câmara Legislativa debate integração de políticas afirmativas para enfrentar a violência contra a mulher

    A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene para debater os desdobramentos da Frente Parlamentar de Combate ao Feminicídio, especialmente o enfrentamento da violência doméstica e a integração de políticas afirmativas. Por iniciativa da deputada Doutora Jane (MDB), o evento reuniu representantes de vários setores, entre eles, das forças de segurança pública, da educação,…


  • Redução da alíquota do ITBI impulsiona regularização de clubes de Brasília

    Redução da alíquota do ITBI impulsiona regularização de clubes de Brasília

    Segundo a Terracap, desde 2022, 20 clubes tiveram seus terrenos regularizados, enquanto outros 30 aguardam a nova legislação para obterem as escrituras 247 – O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou uma redução na alíquota do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis Intervivos (ITBI), visando acelerar a regularização fundiária de clubes de lazer em Brasília. O…


  • Lula brilha no G20 e fortalece união com a China

    Lula brilha no G20 e fortalece união com a China

    As relações Brasil-China emergem como um pilar do Sul Global, impulsionando o fortalecimento de países em desenvolvimento A 19ª cúpula do G20, realizada nos dias 18 e 19 de novembro de 2024 no Rio de Janeiro, foi um marco no desenvolvimento político do Brasil e de sua inserção no mundo como nação soberana, vocacionada para…


Os comentários estão desativados.