youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


O Monitor do PIB-FGV registra também expansão de 4,1% no trimestre móvel encerrado em agosto frente a igual período de 2023, além de 4,6% de alta do consumo na mesma base de comparação

Imagens de movimentação de pessoas nas ruas do centro de curitiba. Movimento no comércio da região central de Curitiba. Vendas aquecidas pelo motivo no natal e copa do mundo.

Dados do FGV confirmam mais uma vez o cenário de retomada econômica no país durante o governo Lula

O Monitor do PIB-FGV registra que a atividade econômica no país cresceu 3,4% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados mostram também que houve uma expansão de 4,1% no trimestre móvel encerrado em agosto, também em relação a igual período de 2023. A taxa acumulada em 12 meses até julho foi de 2,8%.

Essa nova confirmação do bom desempenho do PIB brasileiro ocorre mesmo tendo sido registrada uma retração de 0,2% na passagem de julho para agosto.

Consumo cresceu 4,6% no trimestre móvel findo em agosto

Como tem ocorrido ao longo de todo o ano de 2024, o consumo das famílias cresceu de forma disseminada, especialmente a aquisição de serviços, contribuindo decisivamente para o desempenho do trimestre findo em agosto. O consumo de duráveis e não duráveis também se destacou.

PIB-FGV em valores

Em termos monetários, estima-se que o PIB de 2024 acumulado até julho, em valores correntes, tenha sido de R$ 7,57 trilhões.

Taxa de investimento

Em agosto de 2024, a taxa de investimento foi de 18,1%, acima das médias entre 2000 e 2015.

FBCF cresceu 7,5% no trimestre móvel findo em agosto

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) cresceu expressivamente no trimestre findo em agosto, com grande destaque para o desempenho do segmento de máquinas e equipamentos. Desde o segundo trimestre, o setor tem apresentado contribuições expressivas, que são, em parte, devido à base de comparação deprimida de 2023. A Construção Civil, embora em menor magnitude, também incrementou a atividade econômica.

Exportação cresceu 1,0% no trimestre móvel findo em agosto

A desaceleração da exportação é explicada, principalmente, pela redução das vendas de produtos agropecuários e da extração mineral. Esses dois componentes ampliaram em cerca de 8,0 p.p. o desempenho trimestral das exportações no ano passado, mas contribuíram apenas com 1,2 p.p. no mesmo período de 2024, o menor índice desde fevereiro de 2023.

Importação cresceu 18,7% trimestre móvel findo em agosto

O aumento das importações foi generalizado. Os bens intermediários destacam-se como os principais responsáveis por esse avanço, mas os bens de consumo, os serviços e os bens de capital também cresceram significativamente.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara

    Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara

    PL de Jair Bolsonaro terá como líder na Câmara em 2025 um deputado que é aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia O PL de Jair Bolsonaro já definiu quem será o novo líder do partido na Câmara em 2025. O escolhido foi o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia. A troca na…


  • Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense

    Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense

    O espaço está na memória afetiva dos frequentadores, que destacam a importância da volta do complexo cultural, que ficou fechado por mais de dez anos Símbolo da cultura e do turismo do Distrito Federal, o Teatro Nacional Claudio Santoro está na memória de muitos brasilienses. Entre 1966 – quando o complexo cultural foi inaugurado –…


  • Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais

    Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais

    Presidente destaca crescimento acima das projeções e reforça disposição para levar os ganhos para a população. 247 – Em evento de confraternização de fim de ano no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho econômico do Brasil e reafirmou seu compromisso em promover uma nação mais justa socialmente. A matéria…


Os comentários estão desativados.