youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Aeronaves vão repatriar brasileiros que permanecem na área do conflito e levam 40 purificadores de água e dois kits de medicamentos para atender, em um mês, até 3 mil pessoas

Governo envia purificadores de água e medicamentos a GazaGoverno envia purificadores de água e medicamentos a Gaza (Foto: GOV-BR)

247 – Na tarde desta segunda-feira (16), a Força Aérea Brasileira (FAB) lançou uma nova missão humanitária rumo a Tel Aviv, Israel, com o objetivo de repatriar cidadãos brasileiros que se encontram na região atingida pelo conflito. No entanto, essa não é apenas uma missão de resgate, pois a aeronave KC-30, um Airbus A330-200, também carrega 40 purificadores de água portáteis e dois kits de medicamentos e insumos de saúde. A iniciativa visa atender às necessidades urgentes das pessoas afetadas pelo bloqueio do abastecimento de água, energia e alimentos na Faixa de Gaza. 

Cada kit de assistência humanitária é composto por 48 itens, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios, ataduras, além de luvas e seringas, totalizando 267 quilos de materiais. Esses suprimentos são preparados para atender às populações em situações de emergência em saúde pública. Os hospitais em Gaza enfrentam uma escassez crítica de suprimentos médicos, aumentando o risco de surtos de doenças, de acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, a falta de eletricidade e água potável agrava a situação na região.

Cerca de 95% da população de Gaza não tem acesso a água potável. A água da torneira é salgada, poluída e imprópria para consumo devido à extração excessiva do aquífero costeiro e à infiltração pela água do mar e esgotos. O consumo médio de água em Gaza é significativamente inferior ao necessário para atender às necessidades básicas da população, de acordo com a OMS.

Os 40 purificadores de água enviados pelo Brasil têm a capacidade de produzir mais de 5 mil litros de água potável por dia, funcionando 24 horas por dia. Fabricados com tecnologia brasileira, esses purificadores são portáteis e têm a capacidade de eliminar 100% de vírus e bactérias da água, tornando-a segura para o consumo humano.

A solicitação de assistência humanitária foi feita em 12 de outubro e rapidamente atendida pelas autoridades brasileiras. A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, coordenou a entrega dos equipamentos em tempo recorde. A equipe do Programa de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (VigiDesastres), acionada pela ABC/MRE, trabalhou em conjunto com o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) e o Departamento de Logística (DLOG) do Ministério da Saúde para providenciar a entrega dos kits de medicamentos e insumos de saúde.

O retorno da aeronave KC-30 está programado para quarta-feira, 18 de outubro, partindo de Tel Aviv para o Brasil. Paralelamente, a aeronave VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República, que está em Roma desde sexta-feira (13), transporta mais cinco purificadores, elevando o total para 45, com a capacidade de tratar mais de 220 mil litros de água por dia. O VC-2 aguarda autorização para seguir até o Egito, onde a ajuda humanitária será distribuída.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.