Nas negociações para aproximar os dois textos, a Rússia propôs duas emendas ao projeto de resolução do Brasil
247 – O Conselho de Segurança da ONU votará nesta segunda-feira (16) sobre as resoluções brasileira e russa sobre o conflito entre Israel e Gaza, informou a missão brasileira nas Nações Unidas à agência Sputnik. O Brasil preside o Conselho de Segurança da ONU durante o mês de outubro.
“Nossa resolução está em azul, a votação será às 18h [22h GMT]”, disse a missão brasileira.
Nas negociações para aproximar os dois textos, a Rússia propôs duas emendas ao projeto de resolução do Brasil no Conselho de Segurança da ONU sobre o Oriente Médio, especificamente condenando os ataques indiscriminados à Faixa de Gaza e pedindo um cessar-fogo humanitário, afirmou Dmitry Polyansky, primeiro representante permanente adjunto da Rússia na ONU, conforme a agência TASS.
A proposta brasileira reflete a complexidade das negociações. O texto condena a violência e os atos de terrorismo contra civis, rejeita os ataques do Hamas em Israel e exige a libertação imediata e incondicional dos reféns civis. Além disso, insta o fim das medidas que privam os civis de necessidades básicas como eletricidade, água, combustível, alimentos e suprimentos médicos.
O documento também solicita um cessar-fogo humanitário para permitir o acesso seguro e sem obstáculos às agências humanitárias das Nações Unidas, Comitê Internacional da Cruz Vermelha e outras organizações humanitárias, enfatizando a importância de proteger instalações da ONU e estabelecer corredores humanitários.
A proposta russa é de caráter humanitário, pedindo um cessar-fogo. Também condena a violência e as hostilidades contra civis e todos os atos de terrorismo e pedem a libertação dos reféns.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.