youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Número é visto pelo governo como prova de que as políticas para estimular a transição dos programas sociais para o mercado de trabalho estão funcionando

(Foto: Lyon Santos/MDS)

Em 2024, mais da metade dos empregos formais gerados no Brasil foi ocupada por beneficiários do Bolsa Família, destacando o impacto das novas políticas sociais no mercado de trabalho. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), 56,2% dos novos postos com carteira assinada de janeiro a julho foram preenchidos por pessoas que recebiam o benefício, um reflexo da integração de dados entre os ministérios do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Esse avanço é visto pelo governo como prova de que as políticas para estimular a transição dos programas sociais para o mercado de trabalho estão funcionando, informa o jornal O Globo. Especialistas apontam que, além do aumento dos valores do Bolsa Família, o tipo de emprego criado tem se concentrado em posições de baixa qualificação, especialmente no setor de serviços, com salários modestos. De acordo com o economista Daniel Duque, da Fundação Getulio Vargas (FGV), essa realidade pode explicar por que tantos beneficiários do programa estão conseguindo entrar no mercado formal.

O governo Lula (PT) implementou mudanças importantes no programa, como o aumento do limite de renda para que os beneficiários mantenham o auxílio mesmo após conseguirem um emprego. Com isso, famílias cuja renda per capita vai de R$ 218 até meio salário mínimo (R$ 706) podem continuar recebendo metade do valor do benefício por até dois anos. Essa política, segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), ajudou a reduzir o receio dos beneficiários de perderem o auxílio ao ingressar no mercado de trabalho.

Além disso, o governo passou a fornecer dados do Cadastro Único a empresas interessadas em contratar beneficiários do Bolsa Família. Atualmente, mais de 40 empresas aderiram à iniciativa, que já promoveu a contratação de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade.

No entanto, mesmo com a criação de 1,5 milhão de vagas formais até julho e a queda da taxa de desemprego para 6,8%, o Brasil ainda enfrenta o desafio de reduzir a dependência dos programas sociais. Atualmente, cerca de 54 milhões de brasileiros adultos estão cadastrados no Cadastro Único, um número superior ao total de empregos formais no país, que era de 46,8 milhões em julho.

Embora o mercado de trabalho apresente sinais de aquecimento, especialistas ressaltam que a qualidade dos empregos criados é um ponto de atenção. Muitos dos novos postos estão concentrados em setores que exigem pouca qualificação e oferecem salários baixos, o que limita o potencial de emancipação financeira dos beneficiários do Bolsa Família. 

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara

    Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara

    PL de Jair Bolsonaro terá como líder na Câmara em 2025 um deputado que é aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia O PL de Jair Bolsonaro já definiu quem será o novo líder do partido na Câmara em 2025. O escolhido foi o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia. A troca na…


  • Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense

    Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense

    O espaço está na memória afetiva dos frequentadores, que destacam a importância da volta do complexo cultural, que ficou fechado por mais de dez anos Símbolo da cultura e do turismo do Distrito Federal, o Teatro Nacional Claudio Santoro está na memória de muitos brasilienses. Entre 1966 – quando o complexo cultural foi inaugurado –…


  • Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais

    Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais

    Presidente destaca crescimento acima das projeções e reforça disposição para levar os ganhos para a população. 247 – Em evento de confraternização de fim de ano no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho econômico do Brasil e reafirmou seu compromisso em promover uma nação mais justa socialmente. A matéria…


Os comentários estão desativados.