youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Poluição em São Paulo. Foto: Divulgação

Quase 12 milhões de moradores de São Paulo enfrentaram uma semana marcada pela má qualidade do ar, devido à combinação de seca, queimadas e poluição urbana. A situação agravou-se a tal ponto que a capital paulista registrou o pior índice de qualidade do ar entre 120 grandes cidades do mundo, superando até locais tradicionalmente mais poluídos, como Índia, Paquistão e Emirados Árabes.

Os dados são de uma empresa suíça especializada em tecnologia da qualidade do ar. Segundo o professor Tércio Ambrizzi, diretor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP), a poluição é exacerbada pela falta de ventos no inverno.

“Temos a seca, queimadas e a poluição da cidade, que é extremamente alta. Depende muito da circulação de ventos para dispersar, e, durante o inverno, essa circulação é mais amena”, explica Ambrizzi.

Além da má qualidade do ar, o Rio Pinheiros ficou com a coloração esverdeada, resultado da proliferação de algas por conta da seca. A represa Guarapiranga, que abastece mais de 4 milhões de pessoas, está quase seca, e a represa Billings registrou peixes mortos, levantando preocupações sobre a qualidade da água.

A pesquisadora Mariana Veras, coordenadora do Laboratório de Patologia Ambiental da Faculdade de Medicina da USP, estuda os impactos da poluição há mais de 15 anos. Ela e sua equipe realizaram um experimento para medir a quantidade de partículas presentes no ar de São Paulo.

Poluição em São Paulo. Foto: Divulgação

Utilizando um aparelho que simula o volume de ar inalado por uma pessoa em 24 horas, a pesquisa se concentrou em medir o material particulado fino, conhecido como PM 2,5, um dos principais indicadores da qualidade do ar.

De acordo com Veras, em vários pontos da cidade, como a Marginal Tietê, os níveis de poluição ultrapassaram três vezes o limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Estamos com uma concentração média de 45 microgramas/m³ de material particulado 2,5, quando o aceitável pela OMS é 15 microgramas/m³”, afirma.

O impacto dessa poluição elevada na saúde é alarmante. Mariana Veras explica que altos níveis de poluentes aumentam significativamente o risco de crises de asma, bronquite, rinite e problemas cardiovasculares. No momento atual, um indivíduo não fumante na cidade de São Paulo está exposto a uma quantidade de poluição equivalente a fumar quatro cigarros por dia.

Somente neste mês, o estado de São Paulo registrou quase dois mil incêndios, contribuindo para a piora da qualidade do ar. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) monitora a qualidade do ar em tempo real através de 85 estações espalhadas pelo estado.

A Cetesb, no entanto, não considera os dados da empresa suíça que classificou São Paulo como a cidade com o pior ar do mundo, alegando que não pode validar a metodologia utilizada. Ao final do teste conduzido por Veras, foi constatado que as partículas captadas continham metais como ferro, chumbo, cádmio e enxofre, provenientes do desgaste dos veículos e dos combustíveis utilizados na cidade.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Produção de biodiesel cresce em 20 anos e chega a 77 bilhões de litros

    Produção de biodiesel cresce em 20 anos e chega a 77 bilhões de litros

    Produção evitou emissão de 240 milhões de toneladas de gás carbônico Nesta segunda-feira (13), completam exatos 20 anos do marco legal do biodiesel no Brasil. A Lei 11.097/2005, sancionada no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, introduziu oficialmente o combustível renovável à matriz energética do país, como uma alternativa ao uso do diesel…


  • Mercado financeiro projeta inflação de 5% em 2025

    Mercado financeiro projeta inflação de 5% em 2025

    O mercado financeiro aumentou ligeiramente a projeção da inflação para este ano.  A edição do Boletim Focus desta segunda-feira (13) projeta um índice, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 5%, ante os 4,99% da semana passada. Há quatro semanas a projeção era 4,6% para 2025. A pesquisa Focus é realizada…


  • Enem 2024 registrou 12 redações com nota mil; uma da rede pública

    Enem 2024 registrou 12 redações com nota mil; uma da rede pública

    Resultados foram divulgados hoje pelo ministro Camilo Santana A edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 12 participantes que obtiveram nota máxima ou nota mil na redação, sendo apenas um proveniente de escola pública, em Minas Gerais. Os demais estados com nota máxima foram Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro,…


Os comentários estão desativados.