youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Poluição em São Paulo. Foto: Divulgação

Quase 12 milhões de moradores de São Paulo enfrentaram uma semana marcada pela má qualidade do ar, devido à combinação de seca, queimadas e poluição urbana. A situação agravou-se a tal ponto que a capital paulista registrou o pior índice de qualidade do ar entre 120 grandes cidades do mundo, superando até locais tradicionalmente mais poluídos, como Índia, Paquistão e Emirados Árabes.

Os dados são de uma empresa suíça especializada em tecnologia da qualidade do ar. Segundo o professor Tércio Ambrizzi, diretor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP), a poluição é exacerbada pela falta de ventos no inverno.

“Temos a seca, queimadas e a poluição da cidade, que é extremamente alta. Depende muito da circulação de ventos para dispersar, e, durante o inverno, essa circulação é mais amena”, explica Ambrizzi.

Além da má qualidade do ar, o Rio Pinheiros ficou com a coloração esverdeada, resultado da proliferação de algas por conta da seca. A represa Guarapiranga, que abastece mais de 4 milhões de pessoas, está quase seca, e a represa Billings registrou peixes mortos, levantando preocupações sobre a qualidade da água.

A pesquisadora Mariana Veras, coordenadora do Laboratório de Patologia Ambiental da Faculdade de Medicina da USP, estuda os impactos da poluição há mais de 15 anos. Ela e sua equipe realizaram um experimento para medir a quantidade de partículas presentes no ar de São Paulo.

Poluição em São Paulo. Foto: Divulgação

Utilizando um aparelho que simula o volume de ar inalado por uma pessoa em 24 horas, a pesquisa se concentrou em medir o material particulado fino, conhecido como PM 2,5, um dos principais indicadores da qualidade do ar.

De acordo com Veras, em vários pontos da cidade, como a Marginal Tietê, os níveis de poluição ultrapassaram três vezes o limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Estamos com uma concentração média de 45 microgramas/m³ de material particulado 2,5, quando o aceitável pela OMS é 15 microgramas/m³”, afirma.

O impacto dessa poluição elevada na saúde é alarmante. Mariana Veras explica que altos níveis de poluentes aumentam significativamente o risco de crises de asma, bronquite, rinite e problemas cardiovasculares. No momento atual, um indivíduo não fumante na cidade de São Paulo está exposto a uma quantidade de poluição equivalente a fumar quatro cigarros por dia.

Somente neste mês, o estado de São Paulo registrou quase dois mil incêndios, contribuindo para a piora da qualidade do ar. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) monitora a qualidade do ar em tempo real através de 85 estações espalhadas pelo estado.

A Cetesb, no entanto, não considera os dados da empresa suíça que classificou São Paulo como a cidade com o pior ar do mundo, alegando que não pode validar a metodologia utilizada. Ao final do teste conduzido por Veras, foi constatado que as partículas captadas continham metais como ferro, chumbo, cádmio e enxofre, provenientes do desgaste dos veículos e dos combustíveis utilizados na cidade.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • ONU acusa Bolsonaro de ter contribuído com invasões e mortes de indígenas: “Período de escuridão”

    ONU acusa Bolsonaro de ter contribuído com invasões e mortes de indígenas: “Período de escuridão”

    A ONU acusou o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de permitir invasões em terras indígenas e de contribuir para o aumento da violência contra essas comunidades, conforme informações do colunista Jamil Chade, do UOL. Em um relatório, a entidade classificou os anos da gestão bolsonarista como um “período de escuridão” e destacou os impactos…


  • Igreja evangélica é multada pela CGU por esquema de propina com ex-ministro de Bolsonaro

    Igreja evangélica é multada pela CGU por esquema de propina com ex-ministro de Bolsonaro

    A CGU (Controladoria-Geral da União) multou em R$ 6.994,71 a Assembleia de Deus de Goiânia – Ministério Cristo Para Todos, por envolvimento em um esquema de propina ao ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O caso ficou conhecido como “Pastores do MEC” e revelou um esquema de influência…


  • Cúpula militar atuou para livrar ex-ministros de Bolsonaro de inquérito do golpe

    Cúpula militar atuou para livrar ex-ministros de Bolsonaro de inquérito do golpe

    Integrantes da cúpula das Forças Armadas atuaram, nos bastidores, para tentar excluir os generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado destinada a impedir a posse do presidente Lula (PT), conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo. Heleno, que foi ministro do Gabinete de Segurança…


Os comentários estão desativados.