Segundo o Ipea, entre as famílias de baixa renda e muito baixa, índices foram de 0,09% e 0,18%, respectivamente, no mês passado, marcando um recuo de 0,29% em relação a junho. Queda foi puxada pelo grupo “alimentos e bebidas”

Um governo que cuida do povo: famílias com renda baixa e muito baixa apresentam as menores taxas de inflação em 12 meses, 4,05%
O Indicador do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicada (Ipea) por Faixa de Renda referente a julho aponta desaceleração da inflação para as famílias com renda baixa e muito baixa. Os dados foram divulgados na quarta-feira (14).
Para estes dois segmentos, as taxas de inflação foram, respectivamente, de 0,09% e 0,18% no mês passado, um recuo de 0,29% em relação a junho. Já para as famílias com renda alta o índice inflacionário ficou em 0,8% no mesmo período, diante de 0,04% no mês anterior.
O grupo alimentos e bebidas apresentou queda em todas as faixas de renda. O Ipea registrou recuo nos preços em 10 dos 16 itens que formam esse conjunto de produtos.
Ouça o Boletim da Rádio PT:
Para alivio dos segmentos com renda baixa e muito baixa, houve deflações em importantes itens alimentícios, como cereais (-0,77%), tubérculos (-16,3%), frutas (-2,8), leite e derivados (-0,41%) e aves e ovos (-0,65%), entre outros, que tiveram queda de preços em julho, segundo o Indicador Ipea.
Outro grupo com queda foi o de vestuário, com leve recuo de 0,02% nos preços observados em julho. Já no segmento de artigos para residência houve reajuste na casa dos 0,62% nos preços de eletroeletrônicos, em comparação com 2023.
Já no grupo habitação na composição da inflação de julho, foi verificado reajuste de 1,9% no preço de energia elétrica, em razão da adoção da bandeira amarela, e de 1,2% do gás de botijão. Dois itens que atingem especialmente as famílias de baixa renda.
Apesar dos aumentos pontuais, os índices gerais revelados confirmam, também, que famílias com renda baixa e muito baixa apresentam as menores taxas de inflação acumulada em 12 meses, no patamar de 4,05%. No mesmo período, a faixa de renda alta tem taxa mais elevada, na casa dos 5,09%.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Forças Armadas devem ficar em silêncio sobre denúncia contra golpistas até que processo seja aceito pelo STF
“A situação administrativa dos militares só muda após a aceitação das denúncias”, disse um general O silêncio das Forças Armadas após a denúncia do procurador-geral da República contra os envolvidos na trama golpista que culminou nos ataques de 8 de janeiro, que envolve 23 militares, juntamente com Jair Bolsonaro (PL), faz parte de um estratégia…
Concorrentes da Starlink iniciam disputa para dominar Internet via satélite no Brasil
Empresa do bilionário Elon Musk enfrenta concorrência de empresas chinesas e do Project Kuiper, de Jeff Bezos A rede de comunicações Starlink, do bilionário Elon Musk, vem passando por um período de intensificação da concorrência no mercado de internet via satélite no Brasil. Sessa liderança tem sido desafiada por novos entrantes, como a SpaceSail –…
Governo do Rio negocia apoio dos EUA para combate a facção do tráfico
Um dos órgãos já envolvidos na negociação é o Serviço de Segurança Diplomática, subordinado ao Departamento de Estado dos EUA Um dos órgãos americanos já envolvidos na negociação seria o Serviço de Segurança Diplomática, subordinado ao Departamento de Estado dos EUA A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro está negociando um acordo com…