Segundo o Ipea, entre as famílias de baixa renda e muito baixa, índices foram de 0,09% e 0,18%, respectivamente, no mês passado, marcando um recuo de 0,29% em relação a junho. Queda foi puxada pelo grupo “alimentos e bebidas”
Um governo que cuida do povo: famílias com renda baixa e muito baixa apresentam as menores taxas de inflação em 12 meses, 4,05%
O Indicador do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicada (Ipea) por Faixa de Renda referente a julho aponta desaceleração da inflação para as famílias com renda baixa e muito baixa. Os dados foram divulgados na quarta-feira (14).
Para estes dois segmentos, as taxas de inflação foram, respectivamente, de 0,09% e 0,18% no mês passado, um recuo de 0,29% em relação a junho. Já para as famílias com renda alta o índice inflacionário ficou em 0,8% no mesmo período, diante de 0,04% no mês anterior.
O grupo alimentos e bebidas apresentou queda em todas as faixas de renda. O Ipea registrou recuo nos preços em 10 dos 16 itens que formam esse conjunto de produtos.
Ouça o Boletim da Rádio PT:
Para alivio dos segmentos com renda baixa e muito baixa, houve deflações em importantes itens alimentícios, como cereais (-0,77%), tubérculos (-16,3%), frutas (-2,8), leite e derivados (-0,41%) e aves e ovos (-0,65%), entre outros, que tiveram queda de preços em julho, segundo o Indicador Ipea.
Outro grupo com queda foi o de vestuário, com leve recuo de 0,02% nos preços observados em julho. Já no segmento de artigos para residência houve reajuste na casa dos 0,62% nos preços de eletroeletrônicos, em comparação com 2023.
Já no grupo habitação na composição da inflação de julho, foi verificado reajuste de 1,9% no preço de energia elétrica, em razão da adoção da bandeira amarela, e de 1,2% do gás de botijão. Dois itens que atingem especialmente as famílias de baixa renda.
Apesar dos aumentos pontuais, os índices gerais revelados confirmam, também, que famílias com renda baixa e muito baixa apresentam as menores taxas de inflação acumulada em 12 meses, no patamar de 4,05%. No mesmo período, a faixa de renda alta tem taxa mais elevada, na casa dos 5,09%.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Alckmin: essência do pacote fiscal foi aprovada e vai zerar déficit
Vice-presidente critica juro alto para combater inflação de alimentos O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta segunda-feira (23) que, mesmo com alterações do Congresso Nacional, as medidas do pacote fiscal apresentadas pelo Executivo foram amplamente aprovadas, o que deve zerar o déficit nas contas públicas…
Com homenagem a Paul Singer, Lula sanciona Lei da Economia Solidária
Política Nacional vai incentivar empreendimentos sem fins lucrativos Agência Câmara – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta segunda-feira (23), o projeto de lei que cria a Política Nacional de Economia Solidária e um sistema de igual nome para articular as ações de fomento a empreendimentos econômicos cooperativos sem fins lucrativos. A lei, batizada…
Provas de concurso administrativo da PCDF serão em janeiro. Veja datas
Locais das provas serão disponibilizados aos candidatos nos próximos dias 3, para gestor, e 10 (analista). Detalhes constam no DODF desta 2ª As provas para o primeiro concurso público para a área administrativa da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) estão com data marcada. Elas serão aplicadas em 12 e 19 de janeiro de 2025. O certame…