Presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, defende solução consensual entre os Três Poderes para a questão das emendas parlamentares

Ministro Luis Roberto Barroso, do STF
Ministro Luis Roberto Barroso, do STF (Foto: Carlos Alves Moura/SCO/STF)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, negou na madrugada desta sexta-feira (16) o pedido do Congresso Nacional para anular a decisão do ministro Flávio Dino, que suspendeu o pagamento de emendas impositivas.

Segundo a CNN Brasil, Barroso justificou que a intervenção da presidência do STF deve ocorrer apenas em situações excepcionais, destacando que a decisão de Dino “sinaliza a possibilidade de construir uma solução consensual para a questão, em reunião institucional com representantes dos Três Poderes”.

O pedido, encaminhado diretamente ao presidente do STF, foi assinado pelas mesas diretoras do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, com apoio de partidos como PL, União Brasil, PP, PSD, PSB, Republicanos, Solidariedade, PSDB, MDB, PDT e PT.

Nesta sexta, o STF também iniciou o julgamento sobre as restrições ao pagamento das “emendas PIX” e a suspensão das emendas impositivas. Os ministros têm 24 horas para avaliar as decisões monocráticas do ministro Flávio Dino, que exigiu que as emendas sigam critérios de publicidade, transparência e rastreabilidade.

Até o momento, os votos computados são dos ministros Flávio Dino, André Mendonça e Edson Fachin. Ambos votaram a favor da manutenção da suspensão das emendas parlamentares impositivas até que o Congresso estabeleça novos critérios de transparência.

No seu voto, o ministro Flávio Dino, relator da ação, mencionou que reuniões estão em andamento para se alcançar uma solução consensual que melhore a transparência na execução das emendas. Mendonça, por sua vez, também destacou o esforço para se chegar a um consenso entre os Poderes sobre as emendas impositivas.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Adeus: papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore

    Adeus: papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore

    Metrópoles transmitiu ao vivo o velório do papa Francisco, diretamente do Vaticano, com especialistas e cobertura completa da despedida O mundo se despediu, neste sábado (26/4), do papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano da história da Igreja Católica. Após ser velado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e transportado para a Basílica de Santa Maria Maggiore,…


  • EUA diz que Trump e Zelensky tiveram reunião “muito produtiva” em Roma

    EUA diz que Trump e Zelensky tiveram reunião “muito produtiva” em Roma

    Presidente americano e Zelensky tinham se encontrado da última vez na Casa Branca. Reunião nos EUA foi considerada “desastrosa” A Casa Branca informou que, antes do funeral do papa Francisco, que acontece em Roma neste sábado (26/4), o presidente dos EUA, Donald Trump, e o chefe de Estado da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, tiveram uma reunião “muito produtiva”.…


  • Dia de combate à hipertensão alerta para prevenção de uma doença silenciosa

    Dia de combate à hipertensão alerta para prevenção de uma doença silenciosa

    Pressão alta é apontada como uma das principais causas de morte prematura no mundo Neste sábado (26) comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A patologia afeta até 1,3 bilhão de pessoas no mundo e 50,7 milhões no Brasil, conforme estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em todo o país,…


Os comentários estão desativados.