Em entrevista, Paulo Guedes afirma que taxa de contágio da população pode chegar a 80%, e cenário é muito pior que China e Itália, segundo projeções do Banco Central. Aloizio Mercadante reage: se existe pesquisa, Bolsonaro cometeu crime de prevaricação; se não existe, Guedes cometeu crime grave ao divulgar informação
O ministro da Economia, Paulo Guedes, concedeu uma entrevista à jornalista Alexa Salomão, da Folha de S.Paulo na qual apresenta um dado estarrecedor. Segundo ele, o Banco Central teria projeções segundo as quais Brasil e EUA terão uma “inclinação de contágio” muito maior que China ou Itália: “na Itália era previsão de 60% de contágio e aqui, de 80% [da população]”. O ex-ministro Aloizio reagiu imediatamente e acusou tanto Guedes como Bolsonaro de crimes graves.
“Se existe uma pesquisa com a gravidade desta projeção e o Presidente da República e da Anvisa se comportam com a irresponsabilidade de ontem, é um crime de prevaricação. Se não existe e o Ministro da Fazenda divulga uma informação dramática, que pode ter grande impacto nos mercados, é outro crime a ser investigado, por ser um fato relevante e deveria ter informação prévia à CVM. Muito grave em qualquer cenário” disse Mercadante.
A entrevista é um símbolo da insensibilidade e desconexão do governo Bolsonaro com a realidade do país diante do coronavírus. Para Guedes, o coronavírus passará “rapidamente” é tudo um “baque temporário”, e o importante é a economia. Ele também defendeu o teto de gastos, que vem sendo criticado até por economistas liberais: “Essas pessoas não estão ajudando. Estão atrapalhando”.
Na entrevista, Guedes afirmou: “O baque do coronavírus é temporário: o contágio sobe rapidamente, fica três meses e depois desaba. A China já está se recuperando. Eu preciso estar preocupado com o reforço das nossas defesas durante e depois da crise. Podemos transformar a crise em reformas”.
Ele disse que não é seu papel “precipitar a retração da economia dizendo para pessoas ficarem em casa”. Mais ainda, disse que se o ministro da Saúde “bloquear os voos”, ele terá atenção para as empresa aéreas “é nisso que tenho de agir” – nenhuma palavra sobre as pessoas comuns.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: https: www.facebook.com/jeova
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: www.instagram.com/ceilandiaemalerta