Prerrogativas articula cassação do deputado bolsonarista
247 – O grupo de advogados Prerrogativas está preparando representações contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) no Ministério Público Federal (MPF) e no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. A iniciativa é uma resposta à divulgação de um vídeo publicado pelo parlamentar que critica as regras de fiscalização do Pix, o qual viralizou nas redes sociais. As informações são da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
Segundo o Prerrogativas, Nikolas Ferreira teria incentivado a sonegação fiscal e atuado de forma contrária à fiscalização tributária. O grupo também está articulando com a bancada do PT um pedido de cassação do mandato do deputado e avalia medidas no campo criminal.Play Video
Em resposta, Nikolas afirmou que os membros do Prerrogativas “estão sem o que fazer”. Já o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo, declarou: “Ele não está à altura da confiança depositada por milhares de brasileiros nas últimas eleições. É uma postura extremamente grave, e temos que tomar uma medida pedagógica.”
No vídeo publicado, Nikolas critica o governo, afirmando que a fiscalização do Pix visa apenas aumentar a arrecadação sem oferecer benefícios à população. Ele ainda sugeriu que comerciantes poderiam deixar de aceitar pagamentos via Pix e cartão de crédito, incentivando o uso de dinheiro em espécie.
“Todo mundo vai voltar a usar dinheiro vivo. Afinal de contas, ninguém quer trabalhar o mês inteiro para depois o governo vir e morder o seu salário”, disse o deputado. Embora não tenha propagado diretamente fake news sobre a taxacão do Pix, Nikolas insinuou que não seria improvável que cobranças fossem implementadas no futuro.
As regras que ampliavam o monitoramento de transações via Pix acima de R$ 5.000 foram revogadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na última quarta-feira (15), após a disseminação de desinformações nas redes sociais.
O vídeo de Nikolas Ferreira ultrapassou 240 milhões de visualizações no Instagram. Em nova publicação, o deputado atribuiu o recuo do governo à repercussão de seu vídeo: “Estou feliz de ter ajudado 220 milhões de brasileiros com um vídeo que ultrapassa 220 milhões de visualizações.”
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Caminho pavimentado: Moraes deve seguir PGR e negar ida de Bolsonaro à posse de Trump
- Crise do Pix: Haddad alfineta Flávio Bolsonaro e cita “rachadinha”: “Foi pego pela Receita”
- Papa Francisco sofre queda e lesiona antebraço direito, diz Vaticano
- Lula diz que cessar-fogo em Gaza “traz esperança” e pede solução duradoura
- Após acordo entre Israel e Hamas, Gleisi celebra interrupção da “barbárie” contra palestinos