
O ministro Alexandre de Moraes deve seguir a tendência de acolher o parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e negar o pedido da defesa de Jair Bolsonaro (PL) para viajar aos Estados Unidos para a posse de Donald Trump, marcada para segunda-feira (20).
Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira (15), Gonet se posicionou contra a saída do ex-presidente do Brasil, argumentando que não há justificativa para sobrepor o interesse público ao privado.
Até mesmo aliados de Bolsonaro demonstram pessimismo quanto à possibilidade de Moraes autorizar a viagem. Segundo interlocutores, o parecer da PGR fortalece o caminho para que o ministro negue o pedido, conforme informações da colunista Malu Gaspar, do Globo
Gonet destacou que o pedido “esbarra na falta de demonstração” de que o interesse público, que embasou a proibição de Bolsonaro deixar o país, “deva ceder ao interesse privado” do ex-capitão em comparecer ao evento. Bolsonaro havia solicitado autorização para viajar entre 17 e 22 de janeiro.
A proibição de saída do país foi determinada por Moraes em fevereiro do ano passado, durante investigações de uma trama golpista para impedir a posse de Lula. Na semana passada, a defesa de Bolsonaro pediu a devolução do passaporte, levando Moraes a solicitar um parecer da PGR antes de decidir.

No documento, Gonet escreveu: “Não há, na exposição do pedido, evidência de que a jornada ao exterior acudiria a algum interesse vital do requerente, capaz de sobrelevar o interesse público que se opõe à saída do requerente do país. A situação descrita não revela necessidade básica, urgente e indeclinável, apta para excepcionar o comando de permanência no Brasil, deliberado por motivos de ordem pública.”
O procurador ainda apontou que a petição não apresenta evidências de interesse público que justifiquem uma exceção à medida cautelar imposta.
A defesa de Bolsonaro argumentou que ele foi “honrado” com o convite para a posse de Trump, descrevendo o evento como de “magnitude histórica”.
Moraes, no entanto, solicitou a apresentação de um documento oficial comprovando o convite, após verificar que o e-mail apresentado, enviado ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL), não especifica informações como data e local da cerimônia. A defesa sustenta que a mensagem é o próprio “convite oficial”.
Agora, cabe a Moraes decidir sobre a devolução do passaporte, mas a expectativa é que ele acompanhe o posicionamento da PGR e negue o pedido.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Atenção, contribuinte: IPVA e licenciamento anual começam a vencer na próxima segunda (24)
Vencimentos ocorrem com base no último algarismo da placa dos veículos. IPVA pode ser pago em cota única ou parcelado, enquanto o licenciamento anual só pode ser quitado à vista Os proprietários de veículos do Distrito Federal devem ficar atentos às datas de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e da…
Governo Lula destinará mais de R$ 40 bilhões para infraestrutura das cidades e programas sociais
Novo PAC Seleções terá inscrições para segunda etapa a partir da próxima segunda-feira 247 – O governo federal anunciou um investimento de R$ 40,7 bilhões para fortalecer a infraestrutura das cidades brasileiras e ampliar programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida e o Água para Todos. A nova fase do Novo PAC Seleções permitirá que…
Acusado de tentar golpe de estado, Bolsonaro diz que quer ser julgado pelo plenário do STF
Ex-presidente questiona forma como está sendo processado e denuncia supostos abusos em investigação e julgamento 247 – Jair Bolsonaro (PL) declarou, em entrevista à Revista Oeste na última sexta-feira, 21, que deseja ser julgado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) após ser denunciado por tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro explicou que, na sua visão, deveria ser…