youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


O ex-presidente Jair Bolsonaro e o ministro Alexandre de Moraes, do STF: a tendência é que o magistrado acolha a posição de Gonet. Foto: reprodução

O ministro Alexandre de Moraes deve seguir a tendência de acolher o parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e negar o pedido da defesa de Jair Bolsonaro (PL) para viajar aos Estados Unidos para a posse de Donald Trump, marcada para segunda-feira (20).

Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira (15), Gonet se posicionou contra a saída do ex-presidente do Brasil, argumentando que não há justificativa para sobrepor o interesse público ao privado.

Até mesmo aliados de Bolsonaro demonstram pessimismo quanto à possibilidade de Moraes autorizar a viagem. Segundo interlocutores, o parecer da PGR fortalece o caminho para que o ministro negue o pedido, conforme informações da colunista Malu Gaspar, do Globo

Gonet destacou que o pedido “esbarra na falta de demonstração” de que o interesse público, que embasou a proibição de Bolsonaro deixar o país, “deva ceder ao interesse privado” do ex-capitão em comparecer ao evento. Bolsonaro havia solicitado autorização para viajar entre 17 e 22 de janeiro.

A proibição de saída do país foi determinada por Moraes em fevereiro do ano passado, durante investigações de uma trama golpista para impedir a posse de Lula. Na semana passada, a defesa de Bolsonaro pediu a devolução do passaporte, levando Moraes a solicitar um parecer da PGR antes de decidir.

Paulo Gonet e Alexandre de Moraes: parecer da PGR pavimenta caminho para ministro do STF. Foto: Antonio Augusto/Secom

No documento, Gonet escreveu: “Não há, na exposição do pedido, evidência de que a jornada ao exterior acudiria a algum interesse vital do requerente, capaz de sobrelevar o interesse público que se opõe à saída do requerente do país. A situação descrita não revela necessidade básica, urgente e indeclinável, apta para excepcionar o comando de permanência no Brasil, deliberado por motivos de ordem pública.”

O procurador ainda apontou que a petição não apresenta evidências de interesse público que justifiquem uma exceção à medida cautelar imposta.

A defesa de Bolsonaro argumentou que ele foi “honrado” com o convite para a posse de Trump, descrevendo o evento como de “magnitude histórica”.

Moraes, no entanto, solicitou a apresentação de um documento oficial comprovando o convite, após verificar que o e-mail apresentado, enviado ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL), não especifica informações como data e local da cerimônia. A defesa sustenta que a mensagem é o próprio “convite oficial”.

Agora, cabe a Moraes decidir sobre a devolução do passaporte, mas a expectativa é que ele acompanhe o posicionamento da PGR e negue o pedido.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Contra fake news, governo revoga norma sobre fiscalização do Pix

    Contra fake news, governo revoga norma sobre fiscalização do Pix

    Presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que a decisão foi correta: “Para que essa dúvida não permaneça na cabeça das pessoas, explorada pela oposição com suas Fake News, desinformação e golpes, foi correto revogar” Diante da onda de fake news em torno da modernização da fiscalização do Pix, a Receita Federal revogou, nesta quinta-feira (15/1), o ato…


  • Dois anos de união e reconstrução, por Randolfe Rodrigues

    Dois anos de união e reconstrução, por Randolfe Rodrigues

    Ainda há muito a ser feito, por meio do diálogo democrático e sem ameaças No final de 2024, a Polícia Federal revelou uma das mais ardilosas tramas golpistas já registradas em nossa trajetória como nação. Estivemos muito próximos de uma grave ruptura constitucional de consequências imprevisíveis. Contudo, a força das nossas instituições e a resiliência do nosso…


  • IBC-Br: prévia do PIB avança 0,1% em novembro, aponta BC

    IBC-Br: prévia do PIB avança 0,1% em novembro, aponta BC

    Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o índice apresentou alta de 4,1%, enquanto no acumulado em 12 meses passou a um crescimento de 3,6% O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, registrou variação positiva de 0,1% no mês de…


Os comentários estão desativados.