Adotando todos os cuidados para proteger clientes e funcionários contra a covid-19, a associação conseguiu manter as vendas em um dos períodos mais críticos da história recente do país; conheça os projetos da Feira para este ano
Em sua primeira entrevista do ano, o presidente da Associação dos Feirantes e Produtores Rurais e Atacadistas de Ceilândia e Entorno (Afeprace), Vilson José de Oliveira, fala que o ano de 2020 foi um ano difícil para todos, e que na Feira do Produtor de Ceilândia, essa realidade não foi diferente. Porém, como fez questão de ressaltar o presidente, a Feira conseguiu se manter aberta durante todo este período de pandemia.
Seguindo às determinações dos órgãos de saúde locais, nacionais e mundiais – como a Organização Mundial de Saúde (OMS) –, Vilson José explica que isso só possível porque houve uma união entre a Afeprace e governo local por intermédio da Administração Regional de Ceilândia.
“Hoje a Feira do Produtor está aberta graças a esta parceria, eu acho que quando você trabalha junto com o governo do Estado, então é uma parceria, e você cumpre também as metas que o governo delibera”, lembra o presidente da Afeprace. “Aqui, cada governo que passou desenvolveu algum projeto dentro da feira, graças à parceria da Afeprace, por isso, digo é que um bom relacionamento é importante”, complementa.
Atualmente a Feira do Produtor vende, mensalmente, cerca de 32 mil toneladas de produtos hortifrutigranjeiros são hortaliças, como cebola, alho, couve, espinafre, feijão, ervilha, cenoura, alface, abobrinha, cebolinha; e frutas nacionais e importadas, como as uvas, manga, maçãs, laranjas, pêra, banana, kiwi, tomate, ameixa, e outras. Sem contar a inúmera variedade de legumes vindo direto do produtor.
“Antigamente estávamos em barraca de tábuas, em situação muito precária, o esgoto passava dentro da feira, era lama, poeira, não tinha infraestrutura nenhuma. Hoje nós temos um comércio pujante, enorme, e agente prima muito pela qualidade do serviço no atendimento aos nossos clientes e aos nossos feirantes”, ressalta Vilson José.
Projetos
Essa necessidade de manter uma associação forte para gerar desenvolvimento socioeconômico para Feira é uma das metas da atual gestão da Afeprace. Nos projetos a serem realizados este ano, está em primeiro plano, a inauguração de um Centro de Atendimento ao Feirante (CAF) para meados de março, que, segundo o presidente da associação, vai servir para auxiliar os feirantes associados com serviços médicos, jurídicos e de assistência social.
“Terão atendimento médico, com várias especialidades, odontológico, ginecológico, clínico geral. Isso tudo será de graça, será custeado pelo taxa que o feirante paga para associação”, explica Vilson José.
Ainda está nos planos da associação a construção de um estacionamento com 6 mil metros quadrados e um galpão que será destinado aos produtores da agricultura familiar para comercializarem produtos que até então não são vendidos nos boxes. “Este galpão vai atender mais de 500 produtores rurais que vende produtos que ainda não são comercializados na feira [com exceção das lojas que já vendem esses produtos], como o mel, doce de leite, ovos, e outros”, lembra o presidente da Afeprace.
Esses projetos, principalmente a construção do galpão para os produtores da agricultura familiar, lembra Vilson José, será um sucesso pois estão sendo construídos de forma coletiva. “Esse projeto está sendo construído com várias mãos, é vai ser mais um passo de desenvolvimento econômico e social da Feira do Produtor”, diz. Ele fez questão de agradecer a parceria que tem recebido do administrador regional de Ceilândia, Marcelo Piauí, para realização de tal empreendimento.
2021
Sobre o ano que inicia-se, Vilson José desejou saúde e paz a todos e externou seu desejo de ver rápido a produção no país de uma vacina contra a covid-19. “Que tenhamos um excelente 2021 e que venha logo essa vacina para que nós tenhamos mais tranquilidade. Quero desejar um 2021 com muita paz, saúde, porque a se a gente tiver saúde, a gente vai buscando o resto.”
Inscreva-se no meu canal e compartilhe no youtube, e também nas minhas redes sócias no Facebook e deixa seu comentário.
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: www.instagram.com/ceilandiaemalerta
@ceilandiaemalerta
Não esqueça de ativar o sininho para que você seja notificado dos novos
vídeos.https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber