O alinhamento com o governador Elmano de Freitas e possíveis alianças com o PT nas eleições municipais de 2024 é o principal motivo das divergências internas na sigla pedetista
Quarenta e três prefeitos filiados ao PDT deixaram o partido após reunião nesta terça-feira (14) com o senador Cid Gomes (CE) em Fortaleza (CE), de acordo com informação publicada pelo jornal Diario do Nordeste. Três chefes de Executivos municipais decidiram continuar na sigla. O alinhamento do PDT com o governador Elmano de Freitas (PT) e possíveis alianças com o Partido dos Trabalhadores nas eleições municipais de 2024 é o principal motivo para as divergências internas na sigla pedetista. O Ceará tem 184 cidades.
Cid defende a manutenção da aliança com o governador. A ala ligada ao ministro Ciro Gomes e André Figueiredo, presidente nacional da legenda, querem que o partido mantenha uma postura de independência frente ao governo do PT. Nacionalmente, os dois partidos são aliados –o presidente licenciado da legenda, Carlos Lupi, é ministro da Previdência do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A convocação da reunião esta terça (14) foi uma resposta de Cid na última quinta-feira, 9, após ser destituído da liderança do diretório cearense do PDT pela direção nacional do partido, sob o comando de André Figueiredo. Na última sexta (10), a Justiça do Ceará suspendeu a intervenção do comando nacional do PDT no diretório estadual, em um novo capítulo da disputa interna que opõe os irmãos Cid e Ciro Gomes. O magistrado acolheu o argumento de que a intervenção afrontou os princípios do contraditório e da ampla defesa.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.