youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Javier Milei e Lula. Foto: Divulgação

Os presidentes Javier Milei, da Argentina, e Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, têm um encontro marcado durante a cúpula do G20, que acontecerá no Rio de Janeiro em novembro. Milei enviou uma carta a Lula confirmando sua presença no evento, que será sediado pelo Brasil.

No documento, o economista de perfil ultraliberal afirmou estar disposto a colaborar com a presidência brasileira para garantir o sucesso da reunião, que reúne as maiores economias do mundo.

Segundo o jornal argentino La Nacion, que divulgou a notícia, e fontes da diplomacia brasileira, Milei e Lula, embora críticos um ao outro, ainda não tiveram um encontro direto, mesmo participando de eventos internacionais nos mesmos períodos. O presidente argentino já esteve no Brasil para um evento liberal em Balneário Camboriú, onde foi aplaudido, mas sem interações com o líder brasileiro.

Diplomaticamente, os dois países têm divergido em alguns fóruns, como no Mercosul, onde a Argentina, sob o comando de Milei, tem bloqueado discussões sobre temas como gênero e desigualdade social, além de defender uma reforma do bloco, o que contrasta com a posição de Brasília.

Milei não participou da reunião de chefes de Estado do Mercosul realizada em Assunção, no Paraguai, enviando sua chanceler, Diana Mondino, em seu lugar. Lula afirmou que a ausência de Milei foi uma perda para ele mesmo.

chefes de Estado na cúpula do Mercosul. Foto: Divulgação

Em relação ao Mercosul, Lula recentemente sugeriu que o tão esperado acordo de livre-comércio entre o bloco sul-americano e a União Europeia poderia finalmente ser firmado, algo que também é visto com entusiasmo pelos argentinos.

A cúpula do G20 também será uma oportunidade para Milei fortalecer relações com outros países, como os Estados Unidos, aliado chave da Argentina, e a China, com quem o país mantém importante laço econômico, apesar das críticas de Milei ao regime comunista.

A chanceler argentina já foi enviada à China para reforçar esses vínculos. Milei já criticou Lula publicamente antes de sua eleição, acusando-o de corrupção e o chamando de comunista, afirmando que não teria diálogo com ele.

Após sua eleição, as relações entre Brasil e Argentina foram mantidas, embora com tensões e trocas de farpas. Lula, por sua vez, esperava uma retratação de Milei, que afirmou que não faria tal gesto. O embaixador brasileiro na Argentina, Julio Bitelli, foi chamado para consultas em Brasília para avaliar a situação das relações bilaterais.

Recentemente, durante um evento da embaixada brasileira em Buenos Aires em comemoração à independência do Brasil, representantes do governo de Milei, incluindo o chefe de gabinete, Guillermo Francos, e o secretário de Turismo, Ambiente e Esporte, Daniel Scioli, estiveram presentes.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Trump declara que Putin aceitará forças de paz na Ucrânia

    Trump declara que Putin aceitará forças de paz na Ucrânia

    Trump anunciou o desdobramento após receber o presidente francês Emmanuel Macron, na Casa Branca, nesta segunda-feira (24/2) Em um desdobramento significativo no cenário da guerra na Ucrânia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou não ver problemas no envio de uma força de paz europeia ao território ucraniano, após o recente acordo de trégua entre…


  • Defesa de Bolsonaro vai pedir ao STF impedimento de Dino e Zanin

    Defesa de Bolsonaro vai pedir ao STF impedimento de Dino e Zanin

    Advogados de Jair Bolsonaro querem que Flávio Dino e Cristiano Zanin sejam impedidos de julgar ex-presidente no Inquérito do Golpe, no STF A defesa de Jair Bolsonaro vai pedir ao STF o impedimento dos ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin no julgamento do ex-presidente no chamado Inquérito do Golpe. A decisão foi comunicada ao presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, pelo advogado…


  • Lula convoca centrais para liberar FGTS de quem usou saque-aniversário

    Lula convoca centrais para liberar FGTS de quem usou saque-aniversário

    O anúncio da liberação do FGTS de quem optou pelo saque-aniversário deve ser feito nesta terça-feira (25/2) no Palácio do Planalto O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciará, nos próximos dias, a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de quem foi demitido e optou pelo saque-aniversário. O Metrópoles confirmou que os presidentes das centrais…


Os comentários estão desativados.