youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

O IBC-Br avançou 0,2% em agosto ante julho. No ano, a alta é de 2,9%. Na comparação com o mesmo período de 2023, o crescimento é de 3,1%

Considerado uma espécie de termômetro do PIB, o indicador ficou acima da expectativa de analistas

O Banco Central informou, na segunda-feira (14), que o Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado um sinalizador do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), avançou 0,2% em agosto sobre o mês anterior.

Os dados do IBC-Br mostram ainda que, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o índice teve alta de 3,1% em agosto, enquanto no acumulado em 12 meses chegou a um avanço de 2,5%. Neste ano, a alta já é de 2,9%.

De acordo com o senador Rogério Carvalho (PT-SE), o resultado positivo registrado pelo IBC-Br é “um claro reflexo do compromisso do governo do presidente Lula com o crescimento sustentável e a justiça social”.

“Este resultado não é obra do acaso. É fruto de uma gestão que prioriza a retomada do investimento, a geração de empregos e a inclusão social, garantindo que o crescimento econômico beneficie todos os brasileiros”, ressaltou Rogério Carvalho.

Na avaliação do senador Paulo Paim (PT-RS), esse é mais “um sinal muito positivo” de que a economia brasileira tem crescido de forma constante e firme durante a gestão Lula.

“É um sinal muito positivo. O Brasil está caminhando para uma economia firme, conectada com o crescimento do setor produtivo, oferecendo oportunidades e gerando emprego e renda, além de promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida. O caminho ainda é longo, mas estamos avançando. Há muito a ser feito”, apontou Paulo Paim.

Além disso, o senador Rogério Carvalho comentou que, sob a liderança de Lula, “temos visto um governo que não cede às pressões do mercado ou do imediatismo, mas que trabalha com responsabilidade e visão de longo prazo”.

“Os números refletem a confiança que o Brasil está reconquistando no cenário internacional e entre os investidores, e mostram que o caminho que escolhemos é o correto. Vamos seguir avançando, com firmeza, confiantes de que o Brasil está em boas mãos e que ainda há muito mais por vir. Lula tem o compromisso e a experiência para nos levar a um futuro de prosperidade e justiça para todos”, acrescentou o senador sergipano.

O líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), destacou que o crescimento registrado em agosto sinaliza que o governo do presidente Lula tem tomado as medidas corretas para fazer o Brasil se desenvolver de forma consolidada e sustentável.

“A política econômica do nosso governo segue acumulando resultados positivos, com inflação sob controle, aumento do emprego, da renda e do PIB. Esse é o caminho para melhorar a vida das famílias brasileiras, prioridade do presidente Lula”, disse o senador.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • O distanciamento de Moraes dos interlocutores de Bolsonaro

    O distanciamento de Moraes dos interlocutores de Bolsonaro

    Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que mantêm a principal ponte de comunicação com Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), estão sem contato com ele há mais de um mês, conforme relatado pela colunista Bela Megale, do Globo. Fontes próximas ao ex-capitão afirmam que o afastamento não decorre de nenhum desentendimento, mas…


  • Bolsonaro impõe condição para Tarcísio se candidatar em 2026

    Bolsonaro impõe condição para Tarcísio se candidatar em 2026

    Sem poder concorrer a qualquer cargo político até 2030, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem indicado que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o favorito para ser o candidato da direita nas eleições presidenciais de 2026. Apesar disso, o inelegível afirmou a seus aliados que, para Tarcísio conquistar essa posição, ele…


  • Enel só contratou 11% dos 1,2 mil funcionários prometidos no último ano

    Enel só contratou 11% dos 1,2 mil funcionários prometidos no último ano

    Responsável pelo fornecimento de energia em São Paulo, a Enel contratou somente cerca de 11% dos 1,2 mil funcionários prometidos após o apagão que ocorreu em novembro de 2023. O presidente da concessionária, Guilherme Lencastre, voltou a repetir a promessa neste domingo (13), após a nova crise. No planejamento da empresa anunciado após o apagão…


Os comentários estão desativados.