Imagem de drone mostra pessoas trabalhando em uma fábrica de autopeças na cidade de Liuyang, Província de Hunan, no centro da China, em 1º de fevereiro de 2024. Foto: Chen Zeguo/ Xinhua
China continuará sendo a ‘fábrica do mundo’
Levará tempo até que a China deixe de ser a ‘fábrica do mundo’, analisa Prêmio Nobel de Economia.
O protecionismo voltou com força nos EUA e Europa, às vezes disfarçado de “segurança nacional”, outras embalado pela miragem do “excesso de capacidade”.
Mas o movimento não tirou – e nem vai tirar, por tempo considerável – o status da China como a “fábrica do mundo”, analisou o ganhador do Prêmio Nobel de Economia Michael Spence em entrevista publicada na segunda-feira (12) ao South China Morning Post.
“Não há substituto para a China no momento”, disse o economista ao compartilhar sua visão sobre o papel da China como a “fábrica do mundo” e prever o futuro da economia do país.
Para Spence, “levará um tempo considerável até que estejamos dispostos a dizer que a China não é a fábrica do mundo”.
Ele acredita que, em parte por causa do próprio crescimento e desenvolvimento da China e em parte devido ao crescimento de outras economias, com o tempo, “veremos capacidades de manufatura mais dispersas em muitas categorias”.
A China é líder em tecnologia de energia solar, veículos elétricos, baterias, telecomunicações e muito mais.
As exportações de elementos-chave da transição energética estão sendo bloqueadas pelos países ocidentais.
“É difícil inventar um argumento de segurança nacional para isso. Provavelmente é um erro, certamente do ponto de vista do cumprimento das metas de sustentabilidade”, acrescentou o Prêmio Nobel.
O Império contra-ataca?
O investimento em instalações fabris nos EUA atingiu US$ 19,7 bilhões em junho, 18,6% a mais que em junho de 2023, quase o dobro do nível do mesmo mês de 2022 e mais de 200% em relação a junho de 2019, antes da pandemia.
Os dados são do Census Bureau e englobam a construção dos edifícios e outras instalações semelhantes, não o custo do equipamento de fabricação e sua instalação.
Efeitos do protecionismo, da guerra comercial com a China ou da expansão da produção militar?
Com informações do Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Mensagens sobre proteção animal devem ser divulgadas em metrô e ônibus
A Comissão de Mobilidade e Transporte Urbano (CMTU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, em reunião na manhã desta quarta-feira (27), o Projeto de Lei 2.768/2022, que dispõe sobre a veiculação de mensagens educativas de conscientização sobre proteção de animais nos monitores dos vagões de metrô e dos ônibus do transporte público do DF.…
Comissão aprova gratuidade no transporte coletivo às pessoas com deficiência, sem restrições de renda
Para assegurar a gratuidade no transporte coletivo às pessoas com deficiência, sem restrições de renda, a Comissão de Mobilidade e Transporte Urbano (CMTU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, na manhã desta quarta-feira (27), o Projeto de Lei 1.321/2024, que regulamenta artigos do Estatuto da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (Lei nº 6.637/2020).…
Faixas de golpistas em quartéis eram produzidas com militares no Planalto, diz relatório da PF
A Polícia Federal (PF) revelou que faixas usadas em manifestações antidemocráticas nos quartéis foram elaboradas por militares ligados ao Palácio do Planalto durante o governo Bolsonaro (PL). A informação consta no inquérito que resultou no indiciamento do ex-presidente e outras 36 pessoas, incluindo o general Mario Fernandes, que atuava no gabinete do ex-chefe do Executivo.…