O áudio faz parte de investigação do monitoramento ilegal de pessoas e autoridades públicas pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), levantou sigilo de áudio dentro da investigação do monitoramento ilegal de pessoas e autoridades públicas pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a “Abin paralela”. Também determinou a retirada do sigilo de informações prestadas pela Polícia Federal, bem como de gravação realizada.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o então chefe do GSI, Augusto Heleno; o então diretor da Abin, Alexandre Ramagem; e duas advogadas do senador Flávio Bolsonaro se reuniram em 25 de agosto de 2020 para tratar da investigação sobre as supostas rachadinhas no gabinete do parlamentar. Sem que os demais soubessem, Ramagem gravou a reunião.
O áudio foi encontrado em um celular do hoje deputado federal pelo PL em uma operação de busca da Polícia Federal durante investigação sobre o suposto uso paralelo e ilegal da Abin no governo Bolsonaro.
Para o ministro Alexandre de Moraes, na justificativa para a retirada do sigilo, eventual divulgação parcial de trechos do documento ou da gravação poderia causar prejuízos à correta informação para a sociedade.
Ouça a íntegra:
A decisão foi tomada nos autos da PET 12.732, que investiga o uso do sistema de inteligência First Mile, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), por delegados, agentes e servidores públicos.
Segundo a Polícia Federal, foram constatados elementos concretos de uma organização criminosa que atuava em núcleos para elaboração de dossiês contra ministros, parlamentares e outras pessoas a fim de divulgar narrativas falsas e incitar, direta ou indiretamente, tentativa de golpe de Estado e enfraquecimento das instituições.
Com informações do Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Efeito Lula: FMI eleva projeção do PIB para 3,7%
- MMulheres lança Fórum com foco na Lei da Maria da Penha
- Ministro de Bolsonaro tem punição anulada e será julgado de novo no caso de pastores no MEC
- Itamaraty em alerta com recados de Trump para América Latina e Brasil
- Posição de Trump é problema para COP 30