Itamaraty prevê discussões sobre mudanças climáticas e comércio na reunião, que reunirá 60 países
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca na noite deste sábado (15) para Bruxelas, na Bélgica, para a 3ª reunião de cúpula entre a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia.
O encontro acontecerá entre segunda (17) e terça-feira (18), na capital belga. A última reunião havia ocorrido em 2015, também na Bélgica. Somados os dois blocos, Celac e União Europeia reúnem 60 países.
A expectativa é que a reunião discuta temas como: mudança do clima e transição justa e sustentável; transição digital inclusiva e justa; segurança cidadã e combate ao crime transnacional; comércio e desenvolvimento sustentável; e recuperação global pós-pandemia da Covid-19.
O petista foi convidado pelo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que está no comando rotativo da União Europeia. Vale destacar que o mandatário também preside o Mercosul temporariamente, bloco que negocia um acordo comercial com a UE.
Segundo o Itamaraty, o governo brasileiro avalia que a cúpula pode dar “impulso” às relações bilaterais entre os países. Em paralelo, o chefe do Executivo também terá outros compromissos. Ele terá até sete encontros bilaterais e deve se reunir com o rei e o primeiro-ministro belgas, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
O Brasil havia deixado a Celac durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O retorno ao grupo ocorreu neste ano, após a posse de Lula.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok. Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.