youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


_Ato de lançamento lotou auditório em hotel da cidade_

O líder do Partido dos Trabalhadores, deputado distrital Chico Vigilante, lançou na manhã deste sábado (14/7), em Ceilândia, a sua pré-candidatura à Câmara Legislativa do Distrito Federal. Em clima de festa e de luta, o auditório do Hotel Brisa Towers ficou lotado com a presença de apoiadores, parlamentares, sindicalistas, colegas vigilantes e líderes políticos.

Dentre as presenças de destaque, estavam o ex-governador Agnelo Queiroz, a deputada federal Erika Kokay, o pré-candidato ao Senado, Marcelo Neves (PT); e os pré-candidatos ao GDF, Júlio Miragaya (PT) e Peniel Pacheco (PDT).

Sempre ao lado de sua esposa Lindalva Morais, Chico Vigilante relembrou o começo de sua caminhada política ainda nos anos 1970, com a luta pela melhoria das condições de trabalho dos vigilantes, com a criação do Partido dos Trabalhadores, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Sindicato dos Vigilantes. Em seguida, o distrital contou passagens de seus dois mandatos como deputado federal e três na CLDF.

Ele explicou o motivo de mesmo a política sofrer um processo de demonização por parte da sociedade brasileira, ainda ter disposição para disputar mais uma eleição para deputado distrital.

“A única maneira de mudar as coisas na sociedade é por meio da política”, ele disse sob aplausos da plateia.

O distrital lamentou a questão do desemprego no DF em que cerca de 20% da população ativa. “400 mil pessoas desempregadas no DF não está correto”, disparou.

Chico também avaliou a situação envolvendo a injusta prisão do ex-presidente Lula e clamou pela sua liberdade. “Não é justa a prisão do companheiro Lula”, ele afirmou. O deputado disse ainda que pretende ir visitar o amigo e companheiro de batalhas e foi taxativo ao dizer que não vai virar as costas ao ex-presidente.

“Sou conhecido como defensor e amigo de Lula. Não irei mudar minha imagem por causa de votos. Não nego a cor do meu partido”, disparou.

A presidente do PT/DF, deputada federal Erika Kokay, afirmou que a pré-candidatura de Chico Vigilante significa a unificação de muitos homens e mulheres. Ela testemunhou que, quando Chico sobe à Tribuna da CLDF, faz valer a voz do povo que os poderes querem silenciar, mas não conseguem.

“Chico Vigilante sobe à tribuna com a coragem de quem tem história da fundação do PT, da CUT e de muitas greves. Chico é uma das vozes mais fortes desta cidade”, discursou sobre aplausos.

O pré-candidato ao GDF pelo PT, o economista Júlio Miragaya, avaliou que o Brasil atravessa uma situação peculiar e grave com a prisão de Lula. Ele lembrou que metade da população deseja a volta do ex-presidente ao comando do país e foi taxativo ao afirmar que há uma conspiração para evitar que isso aconteça.

O ex-deputado distrital e pré-candidato ao GDF, Peniel Pacheco (PDT), testemunhou que Chico é apaixonado pelo que faz. Para ele, o deputado fica com brilho nos olhos quando se dispõe a resolver as questões da sociedade. “Chico faz política por acreditar que é através da política que podemos mudar a vida das pessoas”, afirmou.

Miragaya ressaltou o papel preponderante que Chico exerce na defesa do ex-presidente Lula. “No Distrito Federal, Chico Vigilante é o principal expoente da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva”, reconheceu.

Para o presidente do PT em Ceilândia, Jeová Rodrigues, o líder do PT é o maior representante da Câmara Legislativa e é motivo de orgulho para os ceilandenses. “Chico Vigilante é o orgulho de Ceilândia e é a cara do P Sul”, afirmou.

*História –* Chico Vigilante está na vida pública há mais de 30 anos em defesa dos interesses dos moradores do Distrito Federal. Seu nome é imediatamente associado ao do político honesto, aguerrido e defensor da classe trabalhadora, da população mais pobre e de grandes causas populares.

Deputado distrital desde 2003, nessa legislatura (2015-2018), é líder do Partido dos Trabalhadores e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, e tem marcado seu mandato na defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores, dos terceirizados, em especial; na proteção das empresas públicas; e na fiscalização dos serviços oferecidos pelo Governo, principalmente nas áreas da saúde, educação e segurança pública.

Também é de grande relevância o enfrentamento corajoso aos preços abusivos dos combustíveis, especialmente da gasolina, e do gás de cozinha, em Brasília.

*Deputado Chico Vigilante (PT)*