Ciro Gomes reaparece em uma palestra para estudantes de Direito, em Lisboa. Foto: Reprodução
Ciro Gomes volta a fazer as declarações estapafúrdias e agressivas que estávamos acostumados nas eleições.
Sempre na mesma linha: atacar Lula para tentar enfraquecê-lo.
Agora, na hora em que Lula, diante da herança desastrosa de Bolsonaro, mais precisa de apoio para: enfrentar o sistema financeiro na luta contra as altas taxas de juros; lidar com o fisiologismo que dificulta os avanços na política brasileira; e confrontar o conservadorismo e a direita mais raivosa que ainda teima permanecer.
Ciro surge em uma palestra para estudantes de Direito em Lisboa.
Disse que Lula não fará transformações, a querer dizer que ele é quem faria, com um projeto tortuoso e, por isso, enganoso, com nacionalismo aparente e “modernização” da legislação trabalhista e previdenciária que, no fim da linha, retira direitos e abre ao sistema financeiro.
Além de ter se apresentado por um partido hoje nitidamente fisiológico, que há algum tempo deixou de empunhar bandeiras de interesse do povo brasileiro.
Ciro voltou a dizer que Lula não foi absolvido, pura excrecência jurídica e ofensa ao bom senso.
Ciro está na dele e até nem mereceria referência ou atenção.
O grave e delicado na questão é que ele é vice-presidente nacional do PDT, cujo presidente (nem é bom relembrar por pruridos morais) é ministro do governo Lula.
Há uma questão moral grave nesse episódio.
O ministro presidente do partido se esconde, finge que não é com ele, como sempre fez na vida.
Mas esta questão moral corrói a política brasileira.
Quando os dirigentes não se sentem comprometidos ou envolvidos com os princípios que proclamam ou simbolizam carregar, tudo se desanda.
E fica mais difícil domar o fisiologismo, esta praga pegajosa da política.
Não podemos assistir a isso tudo sem nos indignar. É o que certamente Brizola faria agora, como todos nós sabemos.
*Vivaldo Barbosa é do Movimento O Trabalhismo. Integra o Comitê BrizoLula, no Rio de Janeiro. Foi deputado federal Constituinte e secretário da Justiça do governo Leonel Brizola, no RJ. É advogado e professor aposentado da UNIRIO
CIRO REAPARECE ONDE SEMPRE ESTEVE: NA DIREITA
Por Vivaldo Barbosa*
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604 / (61) 9 9173-4336.