Jair Bolsonaro (PL): o ex-presidente voltou a atacar Moraes e as urnas eletrônicas. Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a atacar as urnas eletrônicas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A atitude tem surpreendido aliados políticos, já que Bolsonaro vinha seguindo a recomendação de evitar críticas ao STF para permitir que advogados e apoiadores construíssem pontes com os magistrados, conforme informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Nem mesmo em manifestações com milhares de pessoas, em 2024, Bolsonaro havia ultrapassado esse limite. Segundo um dos principais líderes do partido que o apoia, ele estaria se sentindo fortalecido com a queda de Lula nas pesquisas, o que o levaria a cometer deslizes. O ex-capitão deve ser julgado ainda neste ano pela Corte.

Bolsonaro acreditaria que a mudança de humor do eleitorado e do cenário político poderia abrir caminho para a reversão de sua inelegibilidade. Esse excesso de confiança explicaria o erro de atacar Moraes às vésperas do início de seu julgamento, previsto para este semestre.

De acordo com a mesma liderança, Bolsonaro é inconstante e oscila entre seguir a estratégia traçada por seus aliados e agir de maneira impulsiva. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, deve apresentar denúncias contra Bolsonaro nos próximos dias.

Os ataques

Nesta semana, o ex-mandatário se reuniu com integrantes da Organização dos Estados Americanos (OEA), que vieram ao Brasil para elaborar um relatório sobre a liberdade de expressão. Durante o encontro, Bolsonaro voltou a criticar Moraes e retomou ataques às urnas eletrônicas em mensagens enviadas a seus seguidores.

Na reunião com o advogado colombiano Pedro Vaca, da OEA, intermediada por um de seus defensores, Paulo Cunha Bueno, Bolsonaro reafirmou sua tese de que Moraes manipula depoimentos, realiza pesca probatória e ordena prisões sem denúncia formalizada.

O ex-presidente também enviou mensagens a seus seguidores compartilhando um vídeo sobre uma suposta intervenção da CIA nas eleições. Na mesma publicação, questionou: “Por que o TSE não suspende o sigilo do inquérito 1361?”, alegando que o documento traria indícios de fraudes nas urnas. “Qual o temor? O TSE não confia nas urnas?”, escreveu.

Bolsonaro recebe Moraes e diz que vai à posse dele no TSE - 10/08/2022 - Poder - Folha

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lula reforça laços com Vietnã e expande presença brasileira na Ásia

    Lula reforça laços com Vietnã e expande presença brasileira na Ásia

    Parceria prevê US$ 15 bi em comércio até 2030 e cooperação em setores estratégicos, como segurança cibernética e transição energética Lula e Pham Minh Chinh, primeiro-ministro do Vietnã, celebram novos investimentos e comércio bilateral A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Hanói foi mais do que um compromisso comercial. O encontro consolidou…


  • “Chega de impunidade”: Erika Kokay cobra punição a golpistas e critica Bolsonaro

    “Chega de impunidade”: Erika Kokay cobra punição a golpistas e critica Bolsonaro

    Ao destacar as provas contundentes deflagradas pela investigação, a deputada repreendeu duramente quem minimizou a gravidade dos atentados de 8 de janeiro Deputada Federal Erika Kokay (PT-DF) Durante discurso na Câmara dos Deputados, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) denunciou a tentativa de golpe de Estado no Brasil e reforçou a importância da defesa do Estado Democrático…


  • Gleisi denuncia farsa do PL da anistia para livrar Bolsonaro da cadeia

    Gleisi denuncia farsa do PL da anistia para livrar Bolsonaro da cadeia

    Dados divulgados pelo Supremo Tribunal Federal mostram que mais da metade dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro já receberam punições alternativas ou progressão de pena Ministra Gleisi Hoffmann aponta que o PL da anistia tem como único objetivo salvar Bolsonaro da cadeia A farsa para tentar livrar Jair Bolsonaro da cadeia é clara e responde…


Os comentários estão desativados.