Jair Bolsonaro (PL): o ex-presidente voltou a atacar Moraes e as urnas eletrônicas. Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a atacar as urnas eletrônicas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A atitude tem surpreendido aliados políticos, já que Bolsonaro vinha seguindo a recomendação de evitar críticas ao STF para permitir que advogados e apoiadores construíssem pontes com os magistrados, conforme informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Nem mesmo em manifestações com milhares de pessoas, em 2024, Bolsonaro havia ultrapassado esse limite. Segundo um dos principais líderes do partido que o apoia, ele estaria se sentindo fortalecido com a queda de Lula nas pesquisas, o que o levaria a cometer deslizes. O ex-capitão deve ser julgado ainda neste ano pela Corte.

Bolsonaro acreditaria que a mudança de humor do eleitorado e do cenário político poderia abrir caminho para a reversão de sua inelegibilidade. Esse excesso de confiança explicaria o erro de atacar Moraes às vésperas do início de seu julgamento, previsto para este semestre.

De acordo com a mesma liderança, Bolsonaro é inconstante e oscila entre seguir a estratégia traçada por seus aliados e agir de maneira impulsiva. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, deve apresentar denúncias contra Bolsonaro nos próximos dias.

Os ataques

Nesta semana, o ex-mandatário se reuniu com integrantes da Organização dos Estados Americanos (OEA), que vieram ao Brasil para elaborar um relatório sobre a liberdade de expressão. Durante o encontro, Bolsonaro voltou a criticar Moraes e retomou ataques às urnas eletrônicas em mensagens enviadas a seus seguidores.

Na reunião com o advogado colombiano Pedro Vaca, da OEA, intermediada por um de seus defensores, Paulo Cunha Bueno, Bolsonaro reafirmou sua tese de que Moraes manipula depoimentos, realiza pesca probatória e ordena prisões sem denúncia formalizada.

O ex-presidente também enviou mensagens a seus seguidores compartilhando um vídeo sobre uma suposta intervenção da CIA nas eleições. Na mesma publicação, questionou: “Por que o TSE não suspende o sigilo do inquérito 1361?”, alegando que o documento traria indícios de fraudes nas urnas. “Qual o temor? O TSE não confia nas urnas?”, escreveu.

Bolsonaro recebe Moraes e diz que vai à posse dele no TSE - 10/08/2022 - Poder - Folha

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Moraes atende PGR e decide arquivar investigação de Bolsonaro no inquérito sobre fraudes em cartões de vacina

    Moraes atende PGR e decide arquivar investigação de Bolsonaro no inquérito sobre fraudes em cartões de vacina

    O parlamentar Gutemberg Reis foi outro político beneficiado com a decisão do STF 247 – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes arquivou nesta sexta-feira (28) a investigação contra Jair Bolsonaro (PL) e o deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ) por suposta participação em um esquema de fraudes em cartões de vacinação. O magistrado atendeu…


  • PGR volta a estudar se denuncia Bolsonaro no caso das joias sauditas

    PGR volta a estudar se denuncia Bolsonaro no caso das joias sauditas

    Análise segue após PGR pedir arquivamento da investigação contra o ex-mandatário no caso do cartão de vacinação 247 – A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve enviar um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) nas próximas semanas sobre o relatório da Polícia Federal (PF) que indiciou Jair Bolsonaro (PL) no caso das joias sauditas, informou a CNN. No…


  • PGR defende prisão domiciliar para mulher que pichou estátua no STF

    PGR defende prisão domiciliar para mulher que pichou estátua no STF

    A PGR cita como argumentos o fato de Débora Rodrigues dos Santos ter filhos menores de 12 anos de idade e a conclusão das investigações sobre o caso Andre Richter – Repórter da Agência Brasil O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta sexta-feira (28) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer favorável à concessão de…


Os comentários estão desativados.