Documento foi elaborado em parceria com o UNICEF e foi apresentado durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas

“O guia é uma importante ferramenta para auxiliar os gestores públicos municipais na identificação, no monitoramento e na avaliação dos investimentos realizados em políticas voltadas para a primeira infância”, afirma o MDHC
O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), lançou, n quinta-feira (13), durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, o “Guia de Apuração do Gasto Social com a Primeira Infância para Municípios (GSPI-M)”, que fornece orientações para que as unidades federativas atendam à exigência de dados estabelecida pelo Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016).
O documento leva em consideração que o atendimento pleno dos direitos da criança na primeira infância depende de uma ampla rede de políticas que vão da saúde à cultura, passando por educação, assistência social, saneamento básico, lazer e o brincar, entre outras temáticas.
A publicação ressalta que o atendimento pleno dos direitos da criança na primeira infância depende de uma ampla rede de políticas que vão da saúde à cultura, passando por educação, assistência social, saneamento básico, lazer e o brincar, entre outras, e que devem ser estabelecidas, em regime de colaboração, pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios.
Vale destacar que, desde 2016, o Marco Legal da Primeira Infância determina entre suas diretrizes que os entes federados tenham programas e planos estratégicos específicos para garantir a priorização da primeira infância e adotem ferramentas de monitoramento e avaliação periódica dos serviços prestados e seus resultados.
“Apurar a participação da primeira infância no orçamento municipal é peça fundamental nisso, permitindo aos gestores a visualização do que já é feito, com quais recursos e quais as vias a serem traçadas para melhorar o atendimento multissetorial às crianças de 0 a 6 anos de seu município. Este documento foi desenvolvido para apoiar o cálculo de valores previstos e aplicados pelo governo municipal em benefício das crianças de 0 a 6 anos, como ferramenta para que os municípios atendam a exigência de dados estabelecida pelo Marco Legal da Primeira Infância”, afirmar trecho do Guia.
“O guia é uma importante ferramenta para auxiliar os gestores públicos municipais na identificação, no monitoramento e na avaliação dos investimentos realizados em políticas voltadas para a primeira infância, além de incentivar o uso mais eficiente dos recursos destinados ao desenvolvimento de políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos e suas famílias”, destaca a titular da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do ministério (SNDCA/MDHC), Pilar Lacerda, em entrevista ao MDHC.
A chefe de Políticas Sociais do Unicef no Brasil, Liliana Chopitea, enaltece a participação do MDH no lançamento do guia, e avalia que a publicação será fundamental para o cumprimento de uma premissa constitucional, a transparência pública. “Satisfação maior ainda é poder contar com a parceria da SNDCA/MDHC no desenvolvimento e na disseminação desta metodologia. O Guia é um primeiro passo fundamental para a transparência orçamentária e para que saibamos, com cada vez mais precisão, o quanto o Brasil investe e o quanto ainda precisa investir na primeira infância”, completa Chopitea.
Da Redação do Elas por Elas, com informações do MDHC e do Guia de Apuração do Gasto Social com a Primeira Infância para Municípios
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
DF obriga agressores de mulheres a pagar multa e ressarcir Estado
Lei é válida na Capital desde 2023 e prevê a destinação de valores arrecadados para programas sociais Diante do aumento de casos de feminicídio no Distrito Federal nos últimos anos, o governo e parlamento local têm procurado estratégias para coibir a violência contra mulher. Desde 2023, uma lei distrital prevê punições financeiras aos agressores de mulheres. A norma, de…
Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília
Veja como vão funcionar os serviços públicos no Distrito Federal entre esta quinta (17) e segunda-feira (21), e programe-se O feriado da Semana Santa será prolongado este ano, com início nesta quinta-feira (17) – quando foi determinado ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF) – e término na segunda-feira (21), dia da celebração do…
Encenação da Paixão de Cristo, em Planaltina, terá distribuição de 26 mil litros de água potável
Hidratação do público terá atuação da Caesb no Morro da Capelinha e em outras dez paróquias do DF A Caesb estará presente na Via Sacra do Morro da Capelinha, em Planaltina, na sexta-feira santa (18). O público que for participar da encenação da Paixão de Cristo contará com o fornecimento de 25,4 mil litros de…