youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Documento foi elaborado em parceria com o UNICEF e foi apresentado durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas

“O guia é uma importante ferramenta para auxiliar os gestores públicos municipais na identificação, no monitoramento e na avaliação dos investimentos realizados em políticas voltadas para a primeira infância”, afirma o MDHC

O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), lançou, n quinta-feira (13), durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, o “Guia de Apuração do Gasto Social com a Primeira Infância para Municípios (GSPI-M)”, que fornece orientações para que as unidades federativas atendam à exigência de dados estabelecida pelo Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016). 

O documento leva em consideração que o atendimento pleno dos direitos da criança na primeira infância depende de uma ampla rede de políticas que vão da saúde à cultura, passando por educação, assistência social, saneamento básico, lazer e o brincar, entre outras temáticas.

A publicação ressalta que o atendimento pleno dos direitos da criança na primeira infância depende de uma ampla rede de políticas que vão da saúde à cultura, passando por educação, assistência social, saneamento básico, lazer e o brincar, entre outras, e que devem ser estabelecidas, em regime de colaboração, pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios. 

Vale destacar que, desde 2016, o Marco Legal da Primeira Infância determina entre suas diretrizes que os entes federados tenham programas e planos estratégicos específicos para garantir a priorização da primeira infância e adotem ferramentas de monitoramento e avaliação periódica dos serviços prestados e seus resultados. 

“Apurar a participação da primeira infância no orçamento municipal é peça fundamental nisso, permitindo aos gestores a visualização do que já é feito, com quais recursos e quais as vias a serem traçadas para melhorar o atendimento multissetorial às crianças de 0 a 6 anos de seu município. Este documento foi desenvolvido para apoiar o cálculo de valores previstos e aplicados pelo governo municipal em benefício das crianças de 0 a 6 anos, como ferramenta para que os municípios atendam a exigência de dados estabelecida pelo Marco Legal da Primeira Infância”, afirmar trecho do Guia.

“O guia é uma importante ferramenta para auxiliar os gestores públicos municipais na identificação, no monitoramento e na avaliação dos investimentos realizados em políticas voltadas para a primeira infância, além de incentivar o uso mais eficiente dos recursos destinados ao desenvolvimento de políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos e suas famílias”, destaca a titular da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do ministério (SNDCA/MDHC), Pilar Lacerda, em entrevista ao MDHC

A chefe de Políticas Sociais do Unicef no Brasil, Liliana Chopitea, enaltece a participação do MDH no lançamento do guia, e avalia que a publicação será fundamental para o cumprimento de uma premissa constitucional, a transparência pública. “Satisfação maior ainda é poder contar com a parceria da SNDCA/MDHC no desenvolvimento e na disseminação desta metodologia. O Guia é um primeiro passo fundamental para a transparência orçamentária e para que saibamos, com cada vez mais precisão, o quanto o Brasil investe e o quanto ainda precisa investir na primeira infância”, completa Chopitea.

Da Redação do Elas por Elascom informações do MDHC e do Guia de Apuração do Gasto Social com a Primeira Infância para Municípios

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Prestes a ser denunciado pela PGR, Bolsonaro volta a atacar urnas, Moraes e TSE

    Prestes a ser denunciado pela PGR, Bolsonaro volta a atacar urnas, Moraes e TSE

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a atacar as urnas eletrônicas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A atitude tem surpreendido aliados políticos, já que Bolsonaro vinha seguindo a recomendação de evitar críticas ao STF para permitir que advogados e apoiadores construíssem pontes com os…


  • Abusos, afastamentos e transfusões: o protesto dos Testemunhas de Jeová contra seu líder

    Abusos, afastamentos e transfusões: o protesto dos Testemunhas de Jeová contra seu líder

    Um grupo de 50 ex-Testemunhas de Jeová prepara um protesto para este sábado (15) em Cesário Lange, interior de São Paulo, durante a visita de Robert Ciranko, um dos líderes da organização religiosa. A manifestação busca denunciar casos de abuso sexual, contestar normas de afastamento de ex-membros e repudiar a proibição de transfusão de sangue.…


  • “Golfo da América”: México quer processar Google por mudança a pedido de Trump

    “Golfo da América”: México quer processar Google por mudança a pedido de Trump

    Na última quinta-feira (13), a presidente do México, Claudia Sheinbaum, ameaçou processar o Google após a empresa alterar o nome do Golfo do México para “Golfo da América” em suas plataformas. A mudança foi feita a pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e gerou indignação no governo mexicano. Sheinbaum afirmou que a alteração…


Os comentários estão desativados.