A mudança será necessária para concretagem das faixas mais à direita das estradas Parque Taguatinga (EPTG) e Indústrias Gráficas (Epig)
A partir desta sexta-feira (16/2), a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) terá novos desvios de trânsito, no sentido Eixo Monumental. A mudança ocorrerá para viabilizar a concretagem das faixas mais à direita da via. O acesso à faixa mais à direita destinada exclusivamente ao transporte coletivo vai mudar de lugar.
A decisão foi tomada em reunião realizada entre a Secretaria de Obras, Secretaria de Mobilidade, DER e o consórcio responsável pela obra.
A partir dessa quinta-feira (14/2) os ônibus começam a seguir pela faixa exclusiva existente (à esquerda) e acessar a faixa mais à direita 100 metros após ultrapassar o início da faixa reversa (sinalização em vermelho na imagem).
Para os veículos menores, a dinâmica segue a mesma. O motorista que se desloca no sentido Eixo Monumental pode acessar a faixa reversa ou a via marginal. Já o motorista que se desloca para o Setor Policial Sul deve acessar obrigatoriamente a via marginal (sinalização em verde na imagem).
Veja:
“Após o pico da manhã, adotamos essa medida e vimos que funcionou. Com esse ajuste, os ônibus não vão mais precisar cruzar toda a via (da esquerda para direita). Isso garante mais fluidez ao trânsito e minimiza o risco de acidentes”, explica Janaína Chagas, secretária executiva de obras.
O agente de trânsito do DER Estevão Timo destaca que as equipes de fiscalização de trânsito estarão no local. “Além da equipe de campo, deverá ser implantada sinalização orientativa com cones e painéis móveis. Lembrando que o uso da faixa reversa é exclusivo para carros e motos. Ônibus e caminhões estão impedidos de acessá-la”, diz.
Segundo Márcio Antônio, subsecretário de operações da Secretaria de Mobilidade, “agentes de campo da pasta também estarão no local para orientar motoristas e passageiros do transporte coletivo”.
O trecho, na interseção da EPTG com a Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), é o primeiro dos seis que vão passar por obras para expansão do Corredor Eixo Oeste até a região central do Plano Piloto.
O projeto inclui a abertura de faixa exclusiva para ônibus do sistema BRT, estações de parada do coletivo, a construção de nove viadutos, além de passagens para pedestres e ciclovias.
No primeiro trecho, o Governo do Distrito Federal (GDF) abre o corredor BRT, com construção de dois novos viadutos, instalação de ciclovias, execução de obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.
Inicialmente, apenas a faixa reversa e a pista de concreto mais à esquerda poderão ser usadas pelos motoristas que se deslocam em direção ao Eixo Monumental e ao Setor Policial.
Assim, o motorista que se deslocar para o Eixo Monumental deverá acessar a faixa reversa; e quem precisar ir para o Setor Policial terá de percorrer a pista de concreto mais à esquerda da via.
O condutor que estiver na via marginal e desejar acessar o Eixo Monumental ou o Setor Policial deverá passar pela última saída disponível e acessar obrigatoriamente a via principal da EPTG.
A via marginal sentido Eixo Monumental será destinada exclusivamente aos motoristas que precisarem acessar a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), pois o trânsito estará interditado após o viaduto. À medida que as obras avançarem, as faixas de rolamento serão liberadas.
Confira as alterações:
Faixas bloqueadas
A principal mudança será na faixa de rolamento liberada para os motoristas, segundo a Secretaria de Obras e Infraestrutura. “A partir de agora, no trecho, das quatro faixas de rolamento da EPTG, as três mais à direita ficarão totalmente bloqueadas. A única livre será a pista de concreto mais à esquerda da via. Lembrando que a faixa reversa é exclusiva para trânsito de carros e motos”, destacou o chefe da pasta, Luciano Carvalho.
Motoristas que trafegam pela Epia e desejam acessar a Epig devem ficar atentos: a alça de acesso ao lado da sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estará interditada. Por essa razão, quem desejar ir de lá para o Eixo Monumental ou para o Setor Policial precisará passar pelas vias que circundam a Octogonal.
Luciano Carvalho afirma que a execução desse projeto prevê “muitos desvios de trânsito” e que a etapa atual é a mais complicada, pelo fato de as intervenções afetarem diretamente quem passa pela EPTG. “Pedimos desculpas pelos transtornos, com a certeza de que, quando concluída, essa obra vai melhorar significativamente o trânsito na região”, reforçou.
Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura
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