Foco da iniciativa é reorganizar e fortalecer o sistema de segurança brasileiro por meio da integração entre os entes federados, preservando a autonomia dos estados
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, apresenta, na tarde desta quarta-feira (15/1), uma nova versão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, construída com sugestões de governadores.
O foco da iniciativa é reorganizar e fortalecer o sistema de segurança brasileiro por meio da integração entre os entes federados, preservando a autonomia dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Para Lewandowski, a proposta é fundamental diante do cenário atual e das novas características da criminalidade no Brasil e no mundo. “Trinta e seis anos após a promulgação da Constituição de 1988, a criminalidade se transformou de maneira radical, ultrapassando a abordagem vigente e se tornando em um desafio transnacional, por isso é tão necessário que as forças de segurança se comuniquem e trabalhem de forma integrada”, disse.
O ministro cita que há temas consensuais entre os estados, como a constitucionalização do Sistema Único de Segurança Pública e dos fundos Nacional de Segurança Pública e Penitenciário Nacional. “Além da vedação do contingenciamento, que já consta da nossa proposta, podemos avançar no estabelecimento das fontes de receita, como um patamar mínimo para os fundos e a forma de distribuição para os entes federados”, afirmou.
O ministro assegurou, ainda, que a PEC vai garantir a autonomia dos governadores em relação à gestão das polícias Militar e Civil. “Nós asseguramos aos governadores que poderiam ficar absolutamente tranquilos que nós inseriremos, na proposta da PEC, todas as salvaguardas necessárias para garantir a autonomia. Não temos nenhum interesse em ingerir nesta área”, frisou
Fonte: correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Ataque à democracia: sede do Diretório do PT de Diadema é furtado e depredado
Dirigentes registraram Boletim de Ocorrência para esclarecer o ocorrido: “A impressão é que o roubo serviu para camuflar um ato de vandalismo ao diretório”, explicou Josa Queiroz, vereador e presidente municipal do partido A sede do diretório do PT em Diadema (SP) foi alvo de furto e vandalismo na manhã desta terça-feira (14). Segundo o…
Termos da Meta “não estão adequados à legislação brasileira”, aponta AGU
Após guinada à extrema direita, empresa confirmou que a “Política de Conduta de Ódio” foi alterada no Brasil, a pretexto da liberdade de expressão Proprietária das redes Instagram e Facebook, Meta anunciou o fim da checagem de fatos em suas plataformas A Advocacia-Geral da União (AGU) recebeu com “grave preocupação”, nesta terça-feira (14), a manifestação…
Micro e pequenas empresas criaram 96% das vagas de emprego em novembro de 2024
Pesquisa realizada pelo Sebrae, a partir de dados do Caged, mostra que de janeiro a novembro do ano passado os pequenos negócios criaram 1,4 milhão de empregos Em novembro de 2024, as micro e pequenas empresas criaram 96% das vagas de emprego em todo o país. O resultado é superior ao que foi registrado em…