Ministro da Secom comentou a prisão do general Braga Netto e defendeu punição para todos os golpistas
A prisão do general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro (PL) e candidato a vice-presidente na chapa derrotada de 2022, foi recebida como um marco na luta pela responsabilização de envolvidos na tentativa de golpe de Estado em 2022. Detido pela Polícia Federal na manhã deste sábado (14), em sua residência no Rio de Janeiro, Braga Netto agora está sob custódia no Comando Militar do Leste, enquanto as investigações prosseguem.
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, comentou o caso nas redes sociais, reforçando a importância do enfrentamento ao golpismo: “O dia amanheceu com Braga Netto preso. Que todos os golpistas sejam investigados, julgados e responsabilizados por atentarem contra a nossa democracia!”.
O dia amanheceu com Braga Netto preso. Que todos os golpistas sejam investigados, julgados e responsabilizados por atentarem contra a nossa democracia! pic.twitter.com/sWZsShoVki— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) December 14, 2024
A operação da Polícia Federal, que também incluiu mandados de busca e apreensão, foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e tem como objetivo impedir a obstrução de provas e evitar a continuidade das ações ilícitas. Braga Netto é apontado como um dos articuladores do esquema que visava impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em nota oficial, a Polícia Federal destacou que as medidas judiciais se destinam a apurar as responsabilidades pela tentativa de golpe e preservar o curso das investigações. Segundo o comunicado, “estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva, dois mandados de busca e apreensão e uma cautelar diversa da prisão contra indivíduos que estariam atrapalhando a livre produção de provas durante a instrução processual penal”.
A prisão de Braga Netto intensifica as pressões sobre Jair Bolsonaro, que é amplamente considerado o principal articulador do movimento golpista. Para Paulo Pimenta e outros líderes governistas, a detenção do general é um passo fundamental para garantir que os responsáveis pelo ataque à democracia brasileira sejam devidamente punidos.
A frase de Pimenta ecoa o sentimento de setores democráticos do país, que exigem uma investigação profunda e punição exemplar para todos os envolvidos. O caso Braga Netto, afirmam, é apenas o início de uma responsabilização que deve atingir o núcleo do golpismo no Brasil.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara
PL de Jair Bolsonaro terá como líder na Câmara em 2025 um deputado que é aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia O PL de Jair Bolsonaro já definiu quem será o novo líder do partido na Câmara em 2025. O escolhido foi o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia. A troca na…
Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense
O espaço está na memória afetiva dos frequentadores, que destacam a importância da volta do complexo cultural, que ficou fechado por mais de dez anos Símbolo da cultura e do turismo do Distrito Federal, o Teatro Nacional Claudio Santoro está na memória de muitos brasilienses. Entre 1966 – quando o complexo cultural foi inaugurado –…
Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais
Presidente destaca crescimento acima das projeções e reforça disposição para levar os ganhos para a população. 247 – Em evento de confraternização de fim de ano no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho econômico do Brasil e reafirmou seu compromisso em promover uma nação mais justa socialmente. A matéria…