O governo federal intimado plataformas de redes sociais para excluir fake news que dizem que o presidente Lula estaria morto. A AGU (Advocacia-Geral da União) já notificou o YouTube para remover conteúdos que espalham desinformação sobre o estado de saúde do petista.
A notificação da AGU é extrajudicial (não foi feita por meio da Justiça) e o YouTube não é obrigado a cumprir. O órgão afirma que a plataforma deve ao menos apresentar o conteúdo com as informações verdadeiras caso as fake news não sejam removidas em até 24 horas.
“Trata-se, portanto, de desinformação, pois expõe manifestação sobre fatos que não condizem com a realidade, cujo propósito é o de enganar o público sobre a real condição de saúde do Presidente da República. Além de enganosas e fraudulentas, as postagens configuram-se como ato antijurídico, uma vez que violam o direito à informação”, afirma a AGU.
Segundo a coluna de Igor Gadelha no Metrópoles, Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência) tem feito um levantamento para identificar publicações falsas e também identificou desinformação no Instagram e no X (ex-Twitter). A ideia de membros do governo é acionar a Polícia Federal e o Judiciário para responsabilizar os autores.
O presidente está internado desde o início da semana após sentir dores e sonolência na última segunda (9), sintomas causados pelo acidente doméstico sofrido em outubro no Palácio da Alvorada. Ele fez uma cirurgia na terça (10) e segue no hospital Sírio-Libanês em São Paulo.
Nos últimos dias, um pedido falso para emissão de certidão de óbito de Lula foi publicado e viralizou nas redes. Ao contrário do que aponta a fake news, no entanto, o presidente está vivo e apareceu na tarde desta sexta (13) caminhando no hospital após deixar UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”
- Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix
- Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo
- TikTok tira do ar vídeo de Haddad manipulado por IA após notificação da AGU
- Posse de Trump e ação do Banco Central seguram o dólar; entenda